Terremoto no Peru deixa ao menos 4 mortos e mais de 50 feridos
O tremor foi especialmente intenso na região de Arequipa. Resgate demorou devido a altitude

Ao menos quatro pessoas morreram e 52 ficaram feridas no Peru após um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, ocorrido às 21h58 (19h58 em Brasília). O tremor foi particularmente intenso na região de Arequipa, onde existem pelo menos 110 casas inabitáveis no distrito de Ichupampa.
Em Yanque, um dos seis distritos de Caylloma, o terremoto destruiu casas, uma pousada e a igreja, informou um relatório de emergência do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci). O epicentro foi registrado a 10 quilômetros a sudoeste do distrito de Chivay.
“Inicialmente, pensava-se que [o tremor] não era daquela magnitude”, disse a governadora da região de Arequipa, Yamila Osorio, ao explicar à emissora Radioprogramas que as equipes de resgate estão tendo dificuldade para chegar ao local da tragédia, porque a estrada está bloqueada e ainda não lá helicópteros para resgatar os feridos.
Sismo 14/08/2016 21:58:57 HL
— Centro Sismológico Nacional (@Sismos_Peru_IGP) August 15, 2016
Mag5.2 ML;Pro8 Km
La-15.7 Lo-71.7
10 Km SO de Chivay-Arequipa
VI Macahttps://t.co/Qhn57IWm5k
“Os helicópteros que estão em Arequipa não podem entrar porque (Yanque) está a 3.400 metros acima do nível do mar. Estamos esperando por aqueles que podem vir de Juliaca (uma cidade mais alta, na fronteira com a Bolívia).”
O Indeci relata que 40 famílias foram atingidas e perderam suas casas de adobe. “Estão transportando módulos de moradias e solicitando tendas”, afirmou Osorio, que não soube precisar quando chegará a ajuda já que as estradas estão bloqueadas.
Por meio de um tuíte, o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, informou que o vice-presidente Martín Vizcarra dirigiu-se ao local da emergência: “Estamos levando ajuda para Caylloma e seus distritos afetados pelo terremoto. O VP Vizcarra já está na área, e o Ministro da Defesa levando ajuda”, disse.
O vice-ministro da Saúde, Percy Minaya, informou que um grupo de 15 médicos e equipes de resgate partiram na noite de domingo para Chivay. Já o chefe do Escritório de Defesa Civil do Distrito de Chivay e o prefeito do distrito de Maca relataram ao Indeci que ambas as jurisdições estão sem energia elétrica.
Estamos llevando la ayuda necesaria a Caylloma y sus distritos afectados por el sismo. El Vicepresidente, Martín...
Gepostet von Pedro Pablo Kuczynski am Montag, 15. August 2016
O sismólogo peruano Francisco Valderrama disse ao EL PAÍS que Yanque foi destruída devido ao tipo de solo da região: “Antes havia uma lagoa na localidade; então, a cidade está no fundo arenoso. É basicamente um solo muito arenoso, que amplifica as ondas sísmicas”.