_
_
_
_

Terremoto no Peru deixa ao menos 4 mortos e mais de 50 feridos

O tremor foi especialmente intenso na região de Arequipa. Resgate demorou devido a altitude

A Igreja distrito de Ichupampa destruída depois do tremor.
A Igreja distrito de Ichupampa destruída depois do tremor.

Ao menos quatro pessoas morreram e 52 ficaram feridas no Peru após um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, ocorrido às 21h58 (19h58 em Brasília). O tremor foi particularmente intenso na região de Arequipa, onde existem pelo menos 110 casas inabitáveis no distrito de Ichupampa.

Em Yanque, um dos seis distritos de Caylloma, o terremoto destruiu casas, uma pousada e a igreja, informou um relatório de emergência do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci). O epicentro foi registrado a 10 quilômetros a sudoeste do distrito de Chivay.

“Inicialmente, pensava-se que [o tremor] não era daquela magnitude”, disse a governadora da região de Arequipa, Yamila Osorio, ao explicar à emissora Radioprogramas que as equipes de resgate estão tendo dificuldade para chegar ao local da tragédia, porque a estrada está bloqueada e ainda não lá helicópteros para resgatar os feridos.

“Os helicópteros que estão em Arequipa não podem entrar porque (Yanque) está a 3.400 metros acima do nível do mar. Estamos esperando por aqueles que podem vir de Juliaca (uma cidade mais alta, na fronteira com a Bolívia).”

O Indeci relata que 40 famílias foram atingidas e perderam suas casas de adobe. “Estão transportando módulos de moradias e solicitando tendas”, afirmou Osorio, que não soube precisar quando chegará a ajuda já que as estradas estão bloqueadas.

Por meio de um tuíte, o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, informou que o vice-presidente Martín Vizcarra dirigiu-se ao local da emergência: “Estamos levando ajuda para Caylloma e seus distritos afetados pelo terremoto. O VP Vizcarra já está na área, e o Ministro da Defesa levando ajuda”, disse.

O vice-ministro da Saúde, Percy Minaya, informou que um grupo de 15 médicos e equipes de resgate partiram na noite de domingo para Chivay. Já o chefe do Escritório de Defesa Civil do Distrito de Chivay e o prefeito do distrito de Maca relataram ao Indeci que ambas as jurisdições estão sem energia elétrica.

Estamos llevando la ayuda necesaria a Caylloma y sus distritos afectados por el sismo. El Vicepresidente, Martín...

Gepostet von Pedro Pablo Kuczynski am Montag, 15. August 2016

O sismólogo peruano Francisco Valderrama disse ao EL PAÍS que Yanque foi destruída devido ao tipo de solo da região: “Antes havia uma lagoa na localidade; então, a cidade está no fundo arenoso. É basicamente um solo muito arenoso, que amplifica as ondas sísmicas”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_