_
_
_
_
_

Polícia dispara balas de borracha em Duque de Caxias antes da passagem da tocha

Um vídeo mostra a ação policial para conter um protesto e abrir caminho para o fogo olímpico

Prestes a concluir um longo trajeto por 324 cidades no Brasil, com o objetivo de abrir as Olímpiadas do Rio nesta sexta, 5 de agosto, o transcorrer da tocha olímpica coleciona algumas passagens que não correspondem ao espírito do evento olímpico que ela representa. No episódio mais recente, na última quarta-feira, a tocha motivou um agressivo ato de repressão da polícia em Duque de Caxias, na região metropolitana, em meio a uma manifestação que acontecia no local.

Protesto em Duque de Caxias.
Protesto em Duque de Caxias.Reprodução Facebook

Segundo o 15o comando da Polícia Militar, os manifestantes eram estudantes e professores ligados ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Eles teriam atirado pedras em direção ao policiamento e descumprido o acordo feito de que deixariam ao menos uma faixa livre na via para o evento. O que motivou o protesto, diz o Sepe, é o parcelamento dos salários dos professores, que vem acontecendo desde dezembro do ano passado, sem correções.

Mais informações
Quedas, onças e sabotagens: as aventuras da tocha olímpica no Brasil
Chama olímpica chega ao Rio
O revezamento da tocha olímpica em São Paulo

Uma pessoa registrou os acontecimentos em um vídeo que circula em redes sociais. O que se vê são policiais militares respondendo a um grupo de manifestantes que ocupava a rua, próximo à Praça da Bandeira, minutos antes da passagem da tocha. Eles disparam balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta, enquanto algumas pessoas correm e crianças gritam. Próximo aos quatro minutos de gravação, chega o comboio que acompanha o condutor da tocha, para o qual a PM abriu caminho à força.

Três manifestantes foram levados à delegacia. Uma criança de 10 anos de idade, Ana Carolina da Silva Pimenta, ficou ferida por uma bala de borracha durante o protesto, na coxa direita. Foi conduzida ao hospital por uma ambulância do Samu.

Em Niterói, também na Grande Rio, onde também houve protestos durante a passagem da tocha pelo Rio de Janeiro, manifestantes também foram contidos com spray de pimenta e alguns trechos do revezamento foram abandonados. Ao menos três pessoas foram detidas pela polícia, e 20 condutores do fogo olímpico foram realocados.

ABSURDO!!! PM reprime violentamente manifestantes na passagem da Tocha Olímpica em Duque de Caxias. Na periferia o papo é outro!

Posted by POVO SEM MEDO on Wednesday, August 3, 2016

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_