_
_
_
_
_

Kuczynski promete transformar o Peru em um país moderno até 2021

Ao tomar posse como presidente, economista descreveu propostas de mudança para seu mandato

Pedro Pablo Kuczynski prometeu nesta quinta-feira fazer do Peru um país moderno, “justo, equitativo, solidário, sem discriminação ou corrupção” até 2021, ano em que terminará seu mandato e data do bicentenário da independência. Em sua primeira mensagem à nação como presidente, PPK — como é conhecido popularmente — pediu a união de todos os peruanos e a ajuda do Congresso, onde seu partido está em minoria, para tornar realidade o sonho de transformar o Peru em “um farol de civilização no Pacífico” e entrar na OCDE no prazo de cinco anos.

Ao chegar na cerimônia no Congresso, simpatizantes do fujimorismo interromperam com gritos de “Força Popular”, o partido de sua rival, Keiko Fujimori, que está de férias nos Estados Unidos desde a semana passada.

Mais informações
'As convulsões da América Latina: três mitos', por Moisés Naím
Pedro Pablo Kuczynski: o presidente peruano mais inesperado

O líder de Peruanos pelo Kambio (PPK) chegou em seu carro particular, um Kia vermelho escuro, ao Congresso depois de receber duas condecorações no Ministério de Relações Exteriores; cumpriu com o juramento de estilo — alusivo à Constituição e à Igreja Católica — e depois assinou a ata de sua proclamação e fez o juramento como o novo chefe de Estado, em sua mensagem de 40 minutos enfatizou a necessidade de fornecer serviços universais e de qualidade em saúde e educação, e em reformar a justiça e a luta contra a corrupção.

O agora presidente propõe uma reativação da economia para fechar a desigualdade que atinge o país. Defendeu um ambicioso plano de infraestruturas que destrave a obras paralisadas ou atrasadas e elimine os obstáculos para o investimento privado. “Teremos muito mais construção e modernização de portos, aeroportos, estradas nacionais, um trem que ligue Lima e os gasodutos”, explicou.

Kuczynski afirmou que quer modernizar o Peru até o final do seu mandato: “Ser um país moderno significa ser um país honesto e não corrupto”, também enfatizou a igualdade de oportunidades e a redução das diferenças salariais.

O presidente solicitou o apoio do Congresso para criar uma autoridade especial dedicada a lutar contra a corrupção. “Saibam todos que não terei consideração com isso. Quem falhar vai acabar na justiça, que precisa ser profundamente reformada”, acrescentou.

Kuczynski destacou que a continuidade dos programas sociais é importante, mas anunciou que seu Governo vai atualizá-los e melhorá-los. “Devemos implementar programas de desenvolvimento produtivo, para garantir que nenhum peruano ou peruana volte para a pobreza”, disse. Também prometeu que em 2021 o país será reconhecido como uma democracia onde os direitos humanos são respeitados e, em particular, os das minorias.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_