_
_
_
_
_
PEDRA DE TOQUE
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

O Peru a salvo

País sul-americano esteve a ponto de cair nas mesmas mãos que protagonizaram uma das páginas mais negras de sua história

FERNANDO VICENTE
Mais informações
Peru esquece medo de Fujimori diante do aumento da insegurança
Autoridade eleitoral do Peru aponta Kuczynski como vencedor
Kuczynski vence no Peru
Quando furar fila se torna o negócio mais rentável da Venezuela

A vitória apertada de Pedro Pablo Kuczynski na eleição presidencial de 5 de junho salvou o Peru de uma catástrofe: o retorno ao poder da máfia fujimorista que, nos anos da ditadura de Alberto Fujimori e Vladimiro Montesinos, roubou, torturou e assassinou com uma ferocidade sem precedentes e, provavelmente, a instalação do primeiro narco-Estado na América Latina.

A vitória de Keiko Fujimori parecia inevitável há algumas semanas, quando descobriram que Joaquín Ramírez, secretário-geral e milionário financiador de sua campanha e do seu partido, o Força Popular, estava sendo investigado pela DEA por lavagem de dinheiro; foi recordado então que a polícia tinha descoberto um carregamento de cerca de cem quilos de cocaína num depósito de uma empresa de Kenji, irmão de Keiko e com pretensões de sucedê-la. O fujimorismo, assustado, tentou uma operação suja; o líder do Força Popular e candidato a vice-presidente, José Chlimper, vazou para um canal de televisão próximo ao fujimorismo uma gravação manipulada para desinflar o escândalo; ao ser descoberto, o multiplicou. Muitos eleitores de Keiko, que ingenuamente tinham engolido sua propaganda de que colocando o Exército nas ruas para combater os criminosos e restabelecendo a pena de morte haveria segurança no Peru, mudaram de voto.

Mas o fato decisivo para corrigir a tendência e assegurar a vitória de Kuczynski foi a decisão de Verónika Mendoza, a líder da coalizão de esquerda Frente Ampla, de anunciar que iria votar em Kuczynski e pedir aos seus partidários que a imitassem. É preciso dizer de forma inequívoca: a esquerda, agindo assim de forma responsável – algo quase sem precedentes na história recente do Peru –, salvou a democracia e assegurou a continuidade de uma política que, desde a queda da ditadura no ano 2000, trouxe ao país um notável progresso econômico e o fortalecimento gradual das instituições e costumes democráticos.

O novo Governo não terá uma vida fácil com um Parlamento no qual o fujimorismo ganhou a maior parte dos assentos; mas Kuczynski é um homem flexível e um bom negociador, capaz de encontrar aliados entre os adversários para as boas leis e reformas que compõem o seu programa de governo. É preciso notar, por outro lado, que, como Mauricio Macri na Argentina, conta com uma equipe de colaboradores de primeiro nível, que inclui técnicos e profissionais destacados que até agora tinham resistido a fazer política e que decidiram participar só para evitar que o Peru afundasse mais uma vez no despotismo político e na ruína econômica. Por outro lado, é certo que seu prestígio internacional no mundo financeiro vai continuar a atrair os investimentos que, há dezesseis anos, estão sustentando a economia peruana, a qual, devemos lembrar, é uma das que mais rapidamente têm crescido na região.

A vitória de Kuczynski no Peru é outro pequeno passo que a América Latina dá na direção certa

O que vai acontecer agora com o fujimorismo? Vai continuar subsistindo como emblema sinistro da tradição incivil das ditaduras terroristas e cleptomaníacas que ensombrece o passado peruano? Minha esperança é que esta nova derrota inicie o mesmo processo de decomposição em que foram desaparecendo todos os rabichos políticos que as ditaduras deixaram: o sanchecerrismo, o odriismo, o velasquismo. Todos eles foram sobrevivências artificiais de regimes autoritários, que gradualmente morreram sem pena nem glória. O fujimorismo teve uma vida mais longa só porque tinha os recursos gigantescos obtidos pela apropriação vertiginosa de fundos públicos, que Fujimori e Montesinos usavam como queriam. Isso permitiu que eles, nesta campanha, fizessem propaganda por todo o Peru e distribuíssem brinquedos e até mesmo dinheiro nas regiões mais pobres. Mas não é um partido que tenha ideias ou programa, apenas credenciais golpistas e criminosas, isto é, a própria negação do Peru digno, justo, próspero e moderno que, nestas eleições, conseguiu evitar quase por milagre um retrocesso para a barbárie.

A vitória de Pedro Pablo Kuczynski transcende as fronteiras do Peru; também faz parte do contexto latino-americano como um novo passo contra o populismo e de regeneração da democracia, que inclui o voto boliviano contra as tentativas de reeleição de Evo Morales, a derrota do peronismo na Argentina, a destituição de Dilma Rousseff e o colapso do mito de Lula no Brasil, a vitória esmagadora da oposição a Maduro nas eleições parlamentares na Venezuela e o exemplo de um regime como o do Uruguai, onde uma esquerda de origem muito radical, no poder, não só garante o funcionamento da democracia como também pratica uma política econômica moderna, economia de mercado, o que não é incompatível com um forte compromisso social. Talvez se possa também apontar o caso do México, onde as recentes eleições parciais desmentiram as previsões de que o líder populista Andrés Manuel López Obrador e seu partido ganhariam fácil; na verdade, o vencedor das eleições foi o Partido Ação Nacional, e o futuro democrático do México não parece ameaçado.

O fujimorismo contava com os recursos obtidos do saque dos fundos públicos

É ingênuo ver em todos estes acontecimentos recentes uma tendência que parece se espalhar pela América Latina a favor da legalidade, da liberdade, da convivência pacífica e de uma rejeição da demagogia, do populismo irresponsável e das utopias coletivistas e estatistas? Como a história não está escrita, ela sempre pode retroceder. Mas acho que, fazendo o balanço, há razões para ser otimista na América Latina. Estamos longe do ideal, claro; mas estamos muito melhor do que há vinte anos, quando a democracia parecia se encolher em todos os lugares e o chamado “socialismo do século XXI” do comandante Chávez seduzia muitos incautos. O que resta dele, agora? Uma Venezuela em ruínas, onde a maioria das pessoas morre de fome, de falta de remédios, da insegurança nas ruas, e onde um pequeno grupo empoleirado anda às cegas por aí, cada vez mais isolado, diante de um povo que despertou da sedução populista e revolucionária e só quer agora recuperar a liberdade e a legalidade.

Acabo de passar algumas semanas na República Dominicana, Chile, Argentina e Brasil e venho para a Europa muito mais animado. Os problemas latino-americanos continuam sendo enormes, mas os progressos também são imensos. Em todos esses países a democracia funciona e as crises que ela sofre não a colocam em perigo; pelo contrário, e penso especialmente no Brasil, acho que tendem a regenerá-la, a limpá-la da corrupção, a permitir que realmente funcione. Nesse sentido, a vitória de Pedro Pablo Kuczynski no Peru é outro pequeno passo que a América Latina dá na direção certa.

Direitos mundiais de imprensa em todas as línguas reservados a Edições EL PAÍS, SL, 2016.

© Mario Vargas Llosa, 2016.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_