_
_
_
_
_

Vários mortos em um tiroteio em um shopping de Munique, na Alemanha

Polícia cerca centro comercial após relatos de disparos Acompanhe as últimas informações

Um tiroteio dentro de um shopping em Munique, na Alemanha, deixou mortos e feridos nesta sexta-feira. A polícia alemã confirmou oito mortes, mas os meios de comunicação alemães falam em ao menos uma dezena de vítimas, além de vários feridos. "Damos como certo que é um atentado", disse um porta-voz da polícia.

Após o tiroteio no centro comercial Olympia, as autoridades alemãs pedem aos moradores que evitem locais públicos, pois um dos autores conseguiu fugir, embora a polícia tenha cercado o shopping e evacuado o local. Não se sabe, porém, a motivação do tiroteio —se trata-se, de fato, de um atentado—, nem quantos atiradores participaram do ataque.

De acordo com a agência de notícias Efe, vários helicópteros sobrevoam o centro comercial neste momento. As primeiras imagens divulgadas mostram várias pessoas correndo para fugir do shopping, sendo que os disparos ocorreram em uma lanchonete no centro comercial, que fica próximo a um estádio olímpico —Munique foi sede dos Jogos Olímpicos em 1972.

As forças de segurança alemãs estão em alerta desde que um refugiado afegão apunhalou cinco pessoas em um trem na Baviera, na segunda-feira passada. O atentado foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O tiroteio também ocorre em meio à tensão que a Europa vive após o atentado terrorista em Nice, na França, que deixou ao menos 84 mortos e dezenas de feridos.

Acompanhe ao vivo as últimas informações sobre o atentado na Alemanha:

Encerramos o acompanhamento minuto a minuto do ataque a tiros em Munique. Leia análise sobre o ocorrido: Alemanha enfrenta seus piores temores http://cort.as/jH7Z
3. O assassino não levava armas longas, apenas uma pistola. Começou seu ataque no McDonalds e prosseguiu em um shopping próximo. 4. A polícia reduziu as medidas extremas de segurança e voltou a permitir a circulação na capital bávara. 5. Mais de 2.300 policiais foram mobilizados.
O que se sabe até agora: 1) O autor da matança é um germano-iraniano de 18 anos, sem antecedentes conhecidos e que vivia "há tempo" em Munique. 2) Dez pessoas morreram nos fatos. Entre eles figura o próprio autor do tiroteio, que se suicidou. Há 21 feridos.
O autor da matança vivia "há tempo" em Munique e não tinha antecedentes criminais conhecidos. O ataque começou no McDonald"s e depois prosseguiu no shopping. O autor ia armado com, ao menos, uma pistola, informa a polícia na conferência de imprensa, segundo Jan Martínez Ahrens.
2.300 policiais participaram da operação. O autor da matança é um germano-iraniano de 18 anos, diz o chefe da polícia. O chefe da polícia assinala que os motivos do tiroteio ainda nnao estão claros e que as forças de segurança atuaram seguindo o princípio de segurança.
A Polícia de Munique identificou que um dos 10 falecidos se suicidou e presume que foi o único atirador
De acordo com as últimas informações de meios alemães, há dez vítimas fatais (investiga-se se uma delas é um dos atiradores) e 21 feridos.
O transporte público em Munique, suspenso após o atentado, está funcionando de novo.
A polícia de Munique informa que às duas da amanhã hora local (dentro de 50 minutos) dará uma coletiva de imprensa. Por enquanto se desconhece a autoria do atentado e o paradeiro dos agressores.
Paramédicos e policiais no local do atentado depoia da meia-noite em Munique. Foto da Reuters.
A Polícia de Munique confirma que há 10 feridos. Acrescenta que a operação segue e qualifica a situação de "ainda confusa"
Jan Martínez Ahrens informa que o cadáver achado nas imediações do local do tiroteio levava uma mochila vermelha, igual à de um dos atiradores. A polícia, segundo a rede de televisão ARD, está utilizando um robô para averiguar seu conteúdo.
Continua a busca por três supostos autores do atentado. A policial alemã informou que não tem certeza de se ainda estão em Munique ou escaparam da cidade.
Um jornal muçulmano oferece a seguinte informação: "Munique. Portas abertas. As mesquitas permanecerão toda a noite abertas para todas as pessoas que busquem refúgio".
Até o momento há nove vítimas fatais. A polícia alemã investiga se um dos falecidos era um dos atiradores.
O ministro de Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, indicou que há "pistas contraditórias" sobre os motivos que estão por trás do tiroteio que ocorreu nesta sexta-feira em um shopping de Munique.
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, condenou o "horrível ataque" perpetrado nesta sexta-feira em Munique e urgiu a "fazer todo o possível" para manter os terroristas "afastados de nossa costa".
Vizinho grava com seu telefone um dos atiradores de Munique http://cort.as/jGoI
A Áustria diz que reforçou a vigilância de sua fronteira com a Alemanha. "Foram postas em alerta todas as equipes da unidade antiterrorista Cobra, de forma que estamos plenamente em condições de reagir", disse o diretor geral de Segurança Pública, Konrad Kogler.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_