Jogos Olímpicos no Brasil, um país de braços abertos ao mundo
Presidente interino escreve sobre a competição que será realizada no Rio no mês que vem
Falta um mês para o início do maior evento esportivo do mundo e o Brasil pode dizer com segurança: estamos absolutamente prontos para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os primeiros realizados no continente sul-americano.
Já foi inaugurada a Vila Olímpica, que receberá a maior parte dos 17 mil atletas participantes dos Jogos em um dos cenários mais bonitos do Rio de Janeiro. As instalações esportivas, com destaque para o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, também foram todas entregues.
O país preparou um sólido programa de segurança, que envolve 85 mil profissionais das diferentes forças do Governo federal, estadual e municipal. Isso para garantir que a festa esportiva transcorra em um clima de total tranquilidade e paz. Essa força agirá de forma integrada para zelar pela proteção de atletas, comissões técnicas, chefes de Estado, autoridades, turistas, moradores locais e jornalistas.
Não será a primeira vez que mostramos ao mundo nossa capacidade de organização, recepção e acolhimento seguro e caloroso de visitantes. Nos últimos anos, o país acumulou expertise em megaeventos de nível mundial. Sediamos a Copa do Mundo, os Jogos Panamericanos, os Jogos Mundiais Militares, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. Todos obtiveram completo sucesso, executados com excelência, responsabilidade e com a alegria própria dos brasileiros. Repetiremos o sucesso mais uma vez.
Os Jogos mostrarão ao mundo uma nação de democracia consolidada e uma das principais economias globais. Um país com um grande potencial de negócios e também referência em políticas de redução das desigualdades. O Rio de Janeiro receberá centenas de milhares de turistas nacionais e estrangeiros durante os Jogos. As outras cinco Cidades do Futebol -São Paulo, Salvador, Manaus, Brasília e Belo Horizonte- também serão inundadas por torcedores brasileiros e estrangeiros. Sediar um evento desta magnitude é uma grande conquista do povo brasileiro e um motivo de orgulho nacional.
O país preparou um sólido programa de segurança, que envolve 85 mil profissionais das diferentes forças do Governo federal, estadual e municipal
É importante ressaltar que 60% dos investimentos nas instalações olímpicas, que totalizam 7,07 bilhões de reais, são financiados pelo setor privado. E os recursos e esforços aplicados deixarão um legado para todo o país.
Em primeiro lugar, os Jogos difundem pelo Brasil os valores do esporte: cooperação, solidariedade, disciplina e superação. No plano mais concreto, também deixarão como herança aos brasileiros uma rede nacional de treinamento, com excelentes instalações nas cinco regiões do país voltadas tanto à iniciação esportiva como ao alto rendimento.
No Rio de Janeiro, os Jogos tiveram importante impacto na execução das políticas públicas. Projetos de infraestrutura e mobilidade da cidade tiveram sua execução acelerada, ampliada ou viabilizada pelo fato de a cidade sediar o evento. O impacto benéfico direto dessas ações sobre a qualidade de vida dos moradores da cidade é evidente.
Nas últimas semanas, propagaram pelo mundo a possibilidade da ocorrência de surtos de doenças tropicais durante a competição. Podemos garantir, assim como a Organização Mundial da Saúde já o fez, que é praticamente inexistente o risco da ocorrência de casos de zika vírus durante os Jogos. O inverno no Hemisfério Sul registra historicamente baixíssimos índices de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Os casos de zika caíram drasticamente nas últimas semanas no Brasil e no Rio de Janeiro. Recordo que, na Copa do Mundo de Futebol em 2014, quando 1,4 milhão de visitantes estrangeiros visitaram o Brasil, houve prognóstico de epidemia, que nunca se registrou. A área da saúde terá um clima favorável para os turistas no período dos Jogos.
O Brasil está preparado para receber todos os visitantes que desfrutarão do prazer de acompanhar as competições que reúnem a elite dos esportistas internacionais. E, certamente, teremos muito o que mostrar às cinco bilhões de pessoas que assistirão os Jogos ao redor do mundo. O Brasil os aguarda de braços abertos.
Michel Temer é presidente interino do Brasil.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.