_
_
_
_
_

Frida Kahlo se torna a artista latino-americana de maior vendagem

Obra 'Dois Nus na Floresta (A Própria Terra)’ foi vendida por mais de 8,5 milhões de dólares

O quadro de Kahlo, 'Dois Nus na Floresta’, na Christie's.
O quadro de Kahlo, 'Dois Nus na Floresta’, na Christie's.Altaffer (AP)

Frida Kahlo superou a si mesma. E, de passagem, desbancou do reinado dos leilões o pintor também mexicano Rufino Tamayo e se tornou a artista latino-americana de maior vendagem, segundo informou a casa de leilões Christie’s. Na quinta-feira, a empresa vendeu Dois Nus na Floresta (A Própria Terra) por 8.500.000 dólares (29,8 milhões de reais), com impostos inclusos. O preço inicial era de cinco milhões.

Mais informações
Exposição de Frida Kahlo retrata o amor da pintora pelas mulheres
Anônimo arremata cartas de amor de Frida Kahlo por 137.000 dólares
As cartas do inédito amor entre Frida Kahlo e um artista espanhol

O Trovador, de Tamayo, se havia antecipado em 2008 à artista, que conseguiu seu primeiro recorde em 2006 com Raízes, com uma martelada avaliada em quase seis milhões de dólares. Este quadro de apenas 30 centímetros de largura por 25 de comprimento foi assim anunciado: “Uma peça de museu, damas e cavalheiros”, “deliciosamente surrealista”.

No quadro se veem duas mulheres, uma sobre a outra, nuas. Uma pintura cheia de erotismo e muitos símbolos. “É uma das pinturas mais pessoais de Kahlo porque é muito poética”, comentou Virgilio Garza, diretor do departamento de arte latino-americana na Christie’s, em uma entrevista à agência Associated Press.

“Dois Nus na Floresta’, em leilão na Christie’s
“Dois Nus na Floresta’, em leilão na Christie’sKathy Willens (AP)

Foi pintada sobre metal, “o que lembra a tradição das antigas oferendas aos santos”, explicou Garza. A obra foi exposta pela última vez no Jardim Botânico de Nova York no ano passado.

A pintura leiloada na quinta-feira foi criada em 1939 para Dolores del Río, uma das primeiras atrizes latino-americanas a triunfar em Hollywood, e que era amiga de Kahlo e Diego Rivera, seu marido. Depois da morte da atriz, o quadro passou às mãos do marido dela, Lewis Riley. Em 1989 foi leiloado pela primeira vez e adquirido pela colecionadora Mary-Anne, que o vendeu a um comprador anônimo. Na quinta-feira seu preço se elevou quase 20 vezes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_