_
_
_
_
_

Papa Francisco abre a porta para que as mulheres façam casamentos e batizem

Bergoglio aceita a proposta das madres superioras de estudar dar um papel maior às mulheres

O Papa em sua reunião nesta quinta com as madres superioras.
O Papa em sua reunião nesta quinta com as madres superioras.

Já desde sua primeira viagem, ao Rio de Janeiro, o papa Francisco se mostrou partidário de que as mulheres adquirissem um papel de maior relevância na Igreja católica –“não nos podemos limitar às mulheres coroinhas, à presidenta da Cáritas, à catequizadora; é preciso fazer uma profunda teologia da mulher”–, mas desde aquelas palavras até agora se passaram três anos sem nenhum avanço. Talvez por isso durante a audiência no Vaticano para mais de 900 superioras de institutos religiosos femininos Jorge Mario Bergoglio anunciou “a possibilidade no dia de hoje” de que as mulheres possam aceder ao diaconato, o grau inferior na hierarquia, abaixo do sacerdócio, mas já com a função de ministrar o batismo, distribuir comunhão e celebrar casamentos.

Mais informações
Papa envia carta a Maduro sobre a “grave” situação da Venezuela
Papa abre Igreja a divorciados que voltaram a se casar
Jesus Cristo é um ‘ready-made’

Durante o encontro com a UISG, a associação que reúne as superioras de todas as ordens religiosas, uma delas perguntou diretamente ao Papa: “Por que a Igreja exclui as mulheres do diaconato?” E outra insistiu: “Por que não constitui uma comissão oficial que estude essa possibilidade?”. Bergoglio, que costuma preferir o corpo a corpo aos rígidos discursos institucionais, aceitou a sugestão. Explicou que em certa ocasião já falara com “um sábio professor” que tinha estudado a função das mulheres diaconisas nos primeiros séculos da Igreja, mas que a questão não estava clara. Em seguida, como se refletisse em voz alta, acrescentou: “Constituir uma comissão oficial para estudar a questão? Acredito que sim. Seria um bem para a Igreja esclarecer este ponto. Estou de acordo. Falarei para fazer algo nesse estilo. Aceito a proposta. Será útil para mim ter uma comissão que esclareça bem isso.”

Depois de séculos de fechamento absoluto, o compromisso de Francisco –assumido, além disso, diante de mais de 900 mulheres com funções de comando em suas respectivas comunidades religiosas– adquire uma grande importância. Um Papa que duvida, improvisa e assume compromissos em público é, sem lugar para dúvidas, um Papa diferente.

Embora já no Novo Testamento –especificamente na Epístola aos Filipenses, datada de meados do primeiro século depois de Cristo– se fizesse menção aos diáconos, o Concílio Vaticano II situou o diaconato em grau inferior na hierarquia, abaixo do sacerdócio, e estabeleceu entre suas funções as de “administrar solenemente o batismo, reservar e distribuir a comunhão, ajudar nos casamentos e bendizê-los em nome da Igreja, levar o viático aos que agonizam, ler a Sagrada Escritura para os fiéis, instruir e exortar o povo, presidir o culto e oração dos fiéis, administrar os sacramentos, presidir o rito dos funerais e sepultura”. Como os sacerdotes, o diácono pode vestir sotaina ou o chamado “clergyman”, uma camisa em geral escura com colarinho.

Com relação a uma maior relevância para a mulher na Igreja, o Papa se mostrou bastante partidário durante o voo de regresso do Rio de Janeiro, em 29 de julho de 2013: “Sobre a participação das mulheres na Igreja não nos podemos limitar às mulheres coroinhas, à presidenta da Cáritas, à catequista... Tem de haver algo mais, é preciso fazer uma profunda teologia da mulher. Quanto à ordenação das mulheres, a Igreja falou e disse não. Assim disse João Paulo II, mas com uma formulação definitiva. Essa porta está fechada. Mas sobre isso quero dizer-lhes algo: a Virgem Maria era mais importante que os apóstolos e que os bispos e que os diáconos e os sacerdotes. A mulher na Igreja é mais importante que os bispos e os padres. Como? Isto é o que devemos tratar de explicar melhor. Creio que falta uma explicação teológica sobre isto”.

Com suas palavras nesta quinta-feira, Francisco volta a obrigar a Igreja católica a debater sobre si mesma, a avaliar se os velhos caminhos são ainda os corretos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_