O sarcasmo invade as redes no Egito depois do sequestro aéreo

Os internautas tomam-se com humor que um avião doméstico acabasse em chão europeu

O estranho sequestro aéreo ocorrido na terça-feira, dia 29, de um voo da companhia Egyptair que fazia a rota entre Alexandria e o Cairo, cometido por um indivíduo definido como “mentalmente instável” que exigiu ver sua ex-mulher que vive em Chipre, ofereceu uma nova oportunidade ao povo egípcio para exibir seu lendário senso de humor. Nas últimas horas, a hashtag em árabe “gostaria de estar com eles” se tornou trending topic no país com mais de 30.000 mensagens, muitas delas engraçadas.

Mais informações

“Nenhum outro país reagiria de uma forma tão positiva e cômica ao sequestro de um avião. Essa hashtag é hilária”, escreveu em sua conta do Twitter uma usuária chamada Elle Binta (“a garota”, em árabe). E tem toda razão. Os egípcios sempre souberam rir de si mesmos e até das duras condições em que lhes coube viver durante longos períodos de sua história —e o presente não é exceção. Daí o sentido da hashtag: a situação no país é tão difícil que muitos egípcios gostariam de sair do país, mesmo que fosse em um avião sequestrado.

“Reserve um voo para Hurgada em 7 de abril e pode ser sequestrado e acabar em Chipre por apenas 180 libras [cerca de 80 reais]. Quem sabe, com um pouco de sorte, poderia acabar na Itália ou na França”, diz um dos tuítes mais populares escritos de uma conta chamada Viajes León.

Entre as mensagens, não faltam memes (montagens fotográficas). Um dos que mais fez sucesso no Facebook, reproduzido pelo analista Timothy Kaldas em sua conta, usa a fotografia de um filme em que se vê um grupo de pessoas de pé, no corredor de um avião, com semblantes extremamente satisfeitos. “Passageiros egípcios depois de ouvir que desembarcam em Chipre e não no Cairo” é a sarcástica mensagem que acompanha a foto.

Consciente da deterioração geral vivida pelo país, um usuário chamado Shaqry afirma até que o presidente Abdel Fatah al Sisi gostaria de usar a desculpa de um avião sequestrado para escapar: “Última hora. Primeiras declarações de Al Sisi depois do sequestro: #Gostaria de estar com eles”.

Outras mensagens brincam com o fato de uma relação amorosa levar a um ato de tais dimensões: “Se estiver disposto a sequestrar um avião por você, é o escolhido”.

Esses comentários, sem dúvida, são mais divertidos do que o do primeiro-ministro cipriota Nikos Anestesiades, que declarou com um sorriso que “sempre há uma mulher por trás de tudo”, desatando uma onda de críticas no mundo inteiro por seu machismo.

Também houve quem zombasse do passageiro refém que tirou uma foto com o sequestrador:

— Quer algo para beber, senhor?

— Não, só uma selfie com o sequestrador, por favor.

O mais visto em ...Top 50