_
_
_
_

Depois da farra, Neymar faz a festa no campo

Técnico do Barcelona atribui à sobrecarga de jogos a licença dada ao atacante para descansar no Brasil

Foto: atlas | Vídeo: Gonzalo Arroyo Moreno (Getty Images) | ATLAS
Mais informações
Classificação e calendário das eliminatórias
A velha CBF resistirá a 2016?
Primeira Liga: uma derrota histórica para a CBF

Faltando três minutos para o final da partida contra o Rayo Vallecano, Neymar recebeu o quinto cartão amarelo nesta temporada do Campeonato Espanhol. A punição o impedia de jogar no domingo passado, e o técnico Luis Enrique resolveu lhe dar cinco dias de folga. Liberado pelo treinador, Neymar embarcou num avião para o Brasil. Faltou ao treino de recuperação de segunda-feira e voltou ao trabalho na sexta. “Sou o responsável por dar licença a meus jogadores. Neymar tem uma carga de jogos muito grande”, justificou Luis Enrique. É o quinto jogador mais exigido, tendo jogado 3.144 minutos, atrás de Luis Suárez (3.720), Busquets (3.259), Mascherano (3.182) e Rakitic (3.167).

Na temporada anterior, Neymar atingiu os cinco cartões amarelos na mesma época do ano e também viajou para o Brasil. Neste ano, não perdeu tempo, indo de uma festa a outra, sem se esconder. Viu a partida contra o Eibar com seus amigos num iate, visitou a sede do instituto que leva seu nome e banca a educação de 2.400 crianças, fez uma nova tatuagem, na perna esquerda, em que pede a Deus que o proteja, e participou ativamente da festa de aniversário de sua irmã, Rafaella, dançando e cantando. E, claro, deixou o registro de tudo nas redes sociais. Na volta, espera-se que continue fazendo o que tem feito no campo: um show de bola em cada jogada. A equipe de trabalho de Luis Enrique achou que o paulista precisasse de um descanso, agora que olha com uma lupa a carga de trabalho acumulada por seus atletas e quer calibrar seus jogadores para que cheguem na melhor forma possível ao final da temporada. E vem coisa pela frente: 12 partidas; 16 caso o Barça chegue à final da Champions League, em 28 de maio. 

Neymar deu um passo à frente e assumiu a responsabilidade na ausência de Messi, que em 26 de setembro machucou o joelho diante do Las Palmas. Em dois meses sem A Pulga, marcou 11 dos 23 gols que fez nesta temporada, quase a metade (47,8%) e registrou 7 das 18 assistências que acumula (38,8%). Razões de sobra para que o Barcelona e o jogador saibam muito bem que cabe uma melhora de seu contrato. “As duas partes estão de acordo. A ideia é ampliar e melhorar o acordo. Por isso no final do ano vamos sentar e assinar”, dizem fontes da diretoria.

Copa América e Jogos do Rio

O brasileiro conquistou o respeito de seus companheiros e seus elogios públicos, começando pelos de Messi: “É maravilhoso jogar ao lado dele. Vale muito o que está fazendo”. “Cresceu tanto no nível individual quanto no nível coletivo”, afirma Iniesta. E opina Piqué: “Não se trata apenas de gols e assistências, e sim de intensidade de jogo e desequilíbrio no mano a mano”.

No horizonte de Neymar há uma temporada movimentada: a Copa América do Centenário, nos Estados Unidos (de 3 a 26 de junho) e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (entre 4 e 20 de agosto). Razão de sobra para a visita, nesta sexta-feira, de Dunga, o técnico da Seleção Brasileira, à Ciudad Deportiva, onde conversou com Luis Enrique. O espanhol quer que Neymar fique fora das duas competições, embora na sexta-feira tenha dito que por enquanto não se preocupa muito com isso. “Falta muito, vamos acertar isso com o diálogo. Todos queremos o melhor para ele”, concluiu. O Brasil nunca ganhou os Jogos, e Messi e Mascherano lhe disseram que é uma competição especial. Enquanto isso, Neymar encerra as folgas e volta a campo.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_