Eliane Elias, a pianista brasileira premiada no Grammy 2016
Radicada em NY, Eliane Elias tem 25 álbuns e 7 indicações ao maior prêmio da indústria musical
Dos três brasileiros indicados a prêmios do Grammy nesta segunda-feira quem acordou em casa depois da festa com uma estatueta foi a pianista Eliane Elias, por Made in Brazil – eleito o melhor álbum de jazz latino de 2015. Radicada em Nova York desde 1981, Eliane foi representada na cerimônia pela filha e agradeceu o reconhecimento e o apoio dos fãs em sua página no Facebook.
“Estou tão feliz em compartilhar com vocês, queridos amigos, que Made in Brazil acabou de ganhar um Grammy de melhor álbum de jazz latino. Muito obrigada pelo apoio. Amo vocês”, escreveu a pianista. Esta foi a sétima indicação ao Grammy de sua carreira, com 25 álbuns gravados e 2 milhões de cópias vendidas. A revista Jazziz a definiu como “uma cidadã do mundo” e “uma artista que extrapola categorias”.
Made in Brazil é o 24o álbum de Eliane Elias e o primeiro a ser gravado em São Paulo, sua cidade natal, com participações de Ed Motta e Roberto Menescal. Neste Grammy, além da categoria que venceu, ele foi indicado a melhor engenharia de gravação (Best Engineered Album), mas não ganhou. Em seu site, a pianista define este trabalho – em que atuou em várias frentes, incluindo as de produtora, compositora e vocalista – como “uma espécie de volta às origens”.
Gilberto Gil, que concorria à sua terceira estatueta pelo disco Gilbertos Samba Ao Vivo, perdeu na categoria de melhor álbum estrangeiro para Sings, da cantora Angelique Kidjo, de Benim. A terceira concorrente do Brasil ao Grammy foi a pianista Catina DeLuna, que fez os arranjos, vocais e instrumentação de Garota de Ipanema no álbum Lado B: Brazilian Project, do venezuelano Otmaro Ruiz.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.