Natal

Doodle deseja Boas Festas aos usuários do Google

Figuras recortáveis, esse passatempo infantil obstinadamente analógico, é tema do Google para seu doodle de Natal 2015

(reuters_live)

O desenho do doodle é assinado pelo artista norte-americano Robinson Wood, especialista em ilustrações e animações infantis. As figuras escolhidas brincam com os motivos e as cores do Natal – pinheiros, doces e estrelas –, enquanto mantêm um discreto respeito pela liberdade religiosa. Desde o título, Férias 2015, não há nenhuma referência à iconografia natalina cristã, erguida por sua vez sobre a tradição pagã original do solstício de inverno.

Mais informações

A construção de presépios, representações com figuras de madeira, plástico ou cerâmica do nascimento de Jesus, é talvez a principal decoração na liturgia do Natal cristão. Os presépios têm também uma variante em forma de papel. No coração do império Austro-Húngaro, foi forjada no século XIX a tradição de representar o nascimento de Jesus com figuras recortadas de papel ou papelão.

Na Boêmia Central, atual República Checa, nasceu a bricolagem aplicada aos presépios, uma tradição que também subiu até a cidade alemã de Augsburgo, um dos centros das artes gráficas do barroco tardio, onde eram confeccionados adornos em papel dourado. Os desenhos com os motivos dos Evangelhos foram criados a partir de xilogravuras e calcografia. As figuras eram recortadas cuidadosamente, e na parte de trás colocavam-se lascas de madeira para cravá-las no musgo.

Relembrando esta tradição internacional, o Google lançou o doodle mundial de 'Boas Festas' para todos os seus usuários. O doodle de terça-feira dia 23 foi o segundo nesta semana, que na segunda destacou a chegada do solstício de verão no hemisfério sul e de inverno no hemisfério norte. O doodle de Natal do Google foi atualizado na manhã do dia 23 e deve se estender até o final do ano.