_
_
_
_
_

Em comercial de Natal, idoso finge sua morte para reunir a família

‘É hora de voltar para casa’, o comercial da empresa alemã EDEKA reflete sobre a solidão

“Oi papai”, se escuta em uma mensagem deixada na secretária eletrônica, “preciso te dizer que não iremos na sua casa no Natal esse ano. Tentaremos no próximo, prometo. Feliz Natal, papai”. Do outro lado do telefone um senhor de cabelos brancos escuta a gravação e o vemos, primeiro na cozinha e depois em uma sala com decoração natalina, fazendo as refeições diversas vezes com a única companhia de seu cachorro.

Mais informações
Casal ‘contrata’ o próprio cachorro para gravar o dia de seu casamento
A magia da arrumação em 9 passos
O desenho de um menino sírio que deixou a polícia alemã sem palavras

Alguns dias depois a casa irá se encher de netos e filhos vindos de diferentes partes do mundo. Aparecem chorosos e de luto após receber a notificação de seu falecimento, mas ao entrar na casa descobrirão que a mesa de Natal está arrumada e que seu pai os espera ali com resignação: “É a única maneira de conseguir reunir todo mundo?”.

O vídeo, um anúncio da marca alemã de supermercados EDEKA, chama a atenção sobre uma realidade especialmente triste: a dos idosos que passam sozinhos as festas natalinas. Um número que em 2014 chegou a um milhão e meio de pessoas na Espanha, por exemplo, e que afeta, segundo dados da Sociedade Espanhola de Médicos de Residências, um em cada cinco idosos de mais de 65 anos de idade. Ficar sem companhia nessas circunstâncias pode contribuir para piorar seu estado de ânimo ou causar uma depressão, de modo que é comum surgirem nessa data campanhas que tentam reduzir a sensação de abandono. Outros coletivos, como a Federação de Amigos dos Idosos trabalham, todo o ano, para combater a solidão não desejada através de seus programas de voluntários.

A partir desse vídeo – que em um dia superou um milhão de reproduções no YouTube e está em seis milhões no Facebook – a empresa alemã organizou um concurso online no qual propõe aos seus consumidores que enviem fotografias de momentos especiais associados ao Natal. Devem fazê-lo nas redes através da hashtag #heimkommen (voltar ao lar) e servirá para que 100 pessoas ganhem um cupom no valor de 100 euros (412,52 reais) que poderá ser utilizado nas lojas da rede durante as festas.

Não é a primeira vez que a EDEKA faz um anúncio que se torna popular na Internet e toca as pessoas. Também conseguiu sucessos notáveis utilizando o humor e famosos locais. É o caso desse outro spot – com mais de 5 milhões de reproduções – que pode ser visto em seu canal do YouTube e estrelado por H.P. Baxxter, líder de uma banda de música eletrônica. Em 2014 outro artista, Friedrich Liechtenstein, superou 14 milhões de visualizações com sua contribuição à publicidade dos supermercados.

A grande rede varejista britânica John Lewis – cujos esperadíssimos anúncios de Natal alcançam audiências milionárias ano após ano – também colocou nessa ocasião um idoso solitário como protagonista. Um avô que vive sozinho na Lua e que recebe um presente de uma garota terrestre que o observa através de seu telescópio. Demonstre seu carinho a alguém neste Natal é o slogan desse vídeo que foi visto por 19 milhões de pessoas no YouTube desde sua publicação em 5 de novembro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_