_
_
_
_

O desenho de um menino sírio que deixou a polícia alemã sem palavras

Imagem foi publicada pela Polícia Federal da Alemanha

Pablo Cantó

“Sem palavras”. Foi com essa essa hashtag que a Bundespolizei –a polícia federal alemã—da Baviera descreveu sua reação diante do desenho dado à corporação por um menino sírio, refugiado, na cidade de Passau, na fronteira com a Áustria. A imagem foi retuitada mais de 4.000 vezes em menos de 24 horas.

Presente dado por um menino sírio à polícia em Passau... #sempalavras

#crisedosrefugiados

O desenho mostra as duas realidades vividas em sua própria pele pelas crianças sírias ao longo dos últimos meses: à esquerda, o drama da guerra, que o menino ilustrou com uma caveira, sangue, disparos e amputações. A segunda, a chegada à Alemanha, em que o garoto desenha algumas pessoas carregadas de bagagens a caminho de uma casa, dois ramos de oliveira cruzados como símbolo da paz e um coração trazendo dentro a palavra “polícia” em alemão.

Mais informações
Adolescente sírio percorre 500 quilômetros a pé com seu cachorro
UE chega a acordo sobre a divisão de 120.000 refugiados no continente
“Não diga que você é sírio”
Crianças sírias cruzam sozinhas a fronteira de Melilla, na Espanha

Passau é uma das cidades pelas quais muitos dos refugiados sírios chegam à Alemanha depois de passar pela Áustria. No controle do posto de fronteira, as crianças costumam receber “brinquedos e material de desenho”, segundo informa a BR, rádio pública da região da Baviera. “Muitos companheiros meus ganharam desenhos como esse”, conta um porta-voz da Bundespolizei à rádio, “e alguns levaram para pendurar na parede de casa”. A conta da polícia alemã no Twitter também exibe algumas fotografias desse posto de fronteira:

Veja as cenas em #Passau: Entre outras coisas, aqui os solicitantes de asilo são atendidos e registrados por nós.

A Alemanha tem sido um dos países que mais refugiados tem acolhido desde o início do conflito sírio. Ali ocorreram gestos tão emocionantes como a recepção dos refugiados sob aplausos em Munique ou a iniciativa Wir Helfen (“ajudamos”), um projeto no qual cem celebridades do país, incluindo jogadores de futebol –dentre eles, Mesut Özil, do Arsenal—e políticos, expõem seu compromisso com a causa dos refugiados.

Esta não é a primeira mensagem sobre a crise dos refugiados que adquire popularidade tendo a polícia como protagonista: algumas semanas atrás, a imagem de um policial dinamarquês brincando com uma menina síria foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_