Numa semana crítica, Lula divulga vídeos de parabéns pelos 70 anos
Um dia após ver o nome do filho envolvido em investigação da PF, ex-presidente recebe mensagens de notáveis pelo seu aniversário
O ex-presidente Lula completa 70 anos nesta terça-feira, talvez ansioso para que seu inferno astral termine. O mês de outubro não foi o mais tranquilo da vida política do líder petista. Ao longo das últimas semanas, seu nome e o de alguns de seus familiares, como o seu filho Luis Claudio, surgiram em investigações e delações que abalam sua imagem, como mostra uma pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda. Entre amigos e figuras públicas importantes, porém, Lula permanece reinando. Recebeu diversos vídeos com mensagens de feliz aniversário que foram publicados em sua página no Facebook.
"Bem vindo aos setentinha", disse o cantor Chico Buarque, cabo eleitoral histórico de Lula. "Estou com você como sempre". O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, também enviou uma mensagem. "Fiz questão de estar aqui para te agradecer. Se a amizade entre o Brasil e a França evolui tanto, é porque você quis", disse, ele referindo-se ao ex-presidente como "Meu amigo Lula".
É possível que a divulgação das mensagens já estivesse programada. Mas elas aparecem num momento crítico para o líder petista, um dia após ver a Polícia Federal autorizar uma operação de busca e apreensão de documentos na empresa do seu filho, Luís Claudio, em nome da operação Zelotes que investiga o possível pagamento de recursos por lobistas para facilitar a extensão de uma Medida Provisória que beneficia o setor automotivo. O constrangimento de ver o filho na primeira página dos jornais teria irritado Lula, que estaria irritado inclusive com a presidenta Dilma, segundo alguns veículos de imprensa. Mas, um vídeo com a mensagem da presidenta também estava disponível. "Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil", disse ela. "O presidente que conquistou o coração dos brasileiros."
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Lula atribuiria a ação da Polícia Federal à falta de pulso do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, seu desafeto de longa data. A PF está sob o comando da pasta da Justiça, embora mantenha independência para executar suas ações.
Chico Buarque manda seus parabens a Lula#Lula70"Lula, bem-vindo ao setentinha. Estou com você, como sempre."Também nos "setentinha", o cantor e compositor Chico Buarque foi uma das personalidades que enviou sua mensagem de parabéns ao ex-presidente Lula. Posted by Lula on Terça, 27 de outubro de 2015
Outros nomes ampliaram a lista de notáveis a parabenizar Lula. "Estes 70 anos que mudaram os 500 anos de vida do nosso país", disse a diretora Ana Muylaert, do longa Que horas ela volta?, que vai disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro. O cantor Zeca Pagodinho, Guilherme Boulos, líder do MTST, João Pedro Stédile, líder do MST, Tite, técnico do Corinthians e os jogadores do time, o escritor Fernando Morais, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o fotógrafo Sebastião Salgado também enviaram vídeos parabenizando o ex-presidente.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.