_
_
_
_

Polícia sueca vê “motivos racistas” em ataque a colégio que deixou 2 mortos

Agentes dizem que o agressor "escolheu as vítimas pela cor da pele"

Mulher acende vela em memória às vítimas.
Mulher acende vela em memória às vítimas.J. NACKSTRAND (AFP)

A polícia sueca afirmou nesta sexta-feira que acredita que o homem mascarado que matou duas pessoas ontem com uma espada num colégio tinha “motivações racistas” para atacar a escola, cuja maioria dos alunos pertence a famílias de imigrantes. Segundo o jornal Aftonbladet , o agressor era Anton Lundin Pettersson, de 21 anos, que morreu em virtude dos disparos da polícia. Após vistoriar sua casa, os investigadores de Trollhättan acreditam que o crime foi premeditado. Inclusive há indícios de que poderia haver mais alguém envolvido.

Mais informações
Assassinato em um colégio na Suécia
Homem armado com espada mata professor e aluna na Suécia
Trabalhar para viver no planeta sueco

Os mortos, segundo o jornal, são o professor assistente Lavin Eskandar, 20, que teria sido assassinado ao tentar proteger os alunos, e Ahmed Hassan, 15, de família somali.

A polícia desta cidade industrial de cerca de 50.000 habitantes no sudoeste do país baseia-se em “sua roupa, seu comportamento na cena do crime” e sua escolha das vítimas para considerar que se trata de um crime de ódio racial. Uma câmera de segurança da escola registrou o ataque. Na filmagem, observa-se como Pettersson fala com as pessoas de pele clara sem agredi-las.

“Podemos confirmar que se trata de um crime racista porque o agressor escolheu as vítimas em função da cor da pele”, disse o chefe da polícia, Niclas Hallgren à Swedish Radio, segundo a BBC. O agressor “parecia muito emocionado enquanto caminhava pela escola com suas armas”, relatou o delegado Thord Haraldsson.

Por volta das 10h (6h em Brasília) de ontem, a polícia recebeu uma chamada que alertou para a presença de um homem mascarado portando uma espada no interior do colégio Kronan. O atacante matou um professor um aluno. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_