Os ‘47 Segundos de Sabedoria’ de José Mujica sobre o preço das coisas

Vídeo do ex-presidente teve 2,5 milhões de visualizações em quatro dias Pertence ao filme ‘Human’, um megadocumentário que pode ser visto no YouTube

Ele era chamado de “o presidente mais pobre do mundo”, embora sempre tenha insistido que não se tratava de pobreza, mas de sobriedade. Agora, o ex-presidente uruguaio explica a ideia no vídeo 47 Minutos de Sabedoria de José Mujica. As imagens, publicadas no Facebook pelo usuário Gumbi Ortiz, tiveram a 2,5 milhões de visualizações e mais de 95.000 compartilhamentos em 4 dias.

O vídeo é um fragmento da entrevista que o ex-presidente concedeu ao documentário Human. Também foi publicado, junto com outras entrevistas, na página oficial do filme, mas até agora com menor repercussão que a obtida por Gumbi Ortiz em seu muro. A entrevista completa pode ser vista no YouTube:

MAIS INFORMAÇÕES

Mujica diz na entrevista que não pretende fazer apologia da pobreza, e sim da sobriedade: “O que proponho é dar as costas ao mundo dos desperdícios”, explica, “dos gastos inúteis e das casas impressionantes que precisam de dezenas de empregados. Para quê? Não precisamos disso, podemos viver com muito mais sobriedade e gastar os recursos em coisas que de fato são importantes.”

Esta não é a primeira vez em que as palavras ou atos de Mujica viralizam. O argumento do ex-presidente a favor da vida simples fez dele um personagem muito popular e querido nas redes. Tem obtido grande repercussão com discursos como o de despedida, que pronunciou ao finalizar o mandato em fevereiro passado, e sua entrevista ao jornalista espanhol Jordi Évole. Nesta, gravada na própria casa e na horta de Mujica, o uruguaio fez declarações similares às que podem ser ouvidas no vídeo do Facebook.

Esses “47 minutos de sabedoria” de Mujica fazem parte das mais de 4 horas do documentário Human. Nesse projeto, “as 2.000 pessoas entrevistadas dão testemunhos autênticos e profundos” para retratar “a humanidade hoje em dia”, explicam os realizadores em sua página na internet. Dirigido por Yann Arhus-Bertrand (também autor de Home) e realizado em associação com a Google, o filme completo pode ser visto no YouTube em três episódios.

Arquivado Em: