_
_
_
_

Latam, novo nome da TAM e LAN para turbinar presença global

Adoção de uma marca única acontece três anos após a fusão das duas empresas

Claudia Sender, presidente da TAM, durante anúncio.
Claudia Sender, presidente da TAM, durante anúncio.PAULO WHITAKER (Reuters)

Duas das maiores companhias aéreas da América Latina, a chilena LAN e a brasileira TAM vão trocar suas marcas pelo nome Latam a partir do ano que vem. A estratégia é uma forte aposta para a consolidação do grupo aéreo como o mais forte da região, três anos depois da fusão das duas empresas, que já formavam a holding Latam Airlines. A Latam vai mudar a imagem dos seus guichês de check-ins,  a pinturas de aviões e dos uniformes de forma gradual, ao longo de três anos, e contará com um investimento estimado em 40 milhões de dólares.

“A criação deste grupo de companhias aéreas é uma oportunidade para levar a América do Sul ao mundo e permitirá nos posicionarmos para poder operar em um cenário cada vez mais competitivo, produto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, explicou Enrique Cueto, vice-presidente executivo do Grupo LATAM Airlines. O anúncio da nova marca foi realizado nesta quinta-feira, em um evento em São Paulo.

Os sócios do grupo destacaram que deixar para trás as marcas TAM e LAN é um passo difícil e arriscado, no entanto, eles apostam que a unificação será essencial para a presença global da companhia. O presidente do conselho de administração, Maurício Amaro, ressaltou que foram mais de dois anos de discussão até  chegar a decisão do anúncio que era inevitável.

Mais informações
A linha aérea Latam reduz em 46% seu prejuízo em 2013
Iberia aterrissa no Brasil para conquistar a América Latina
O homem que deu asas à crescente classe média asiática
A dívida com as companhias aéreas estrangeiras ameaça isolar a Venezuela
Mais voos tentam limitar tarifas oportunistas de aéreas durante a Copa

Apesar da fusão, as empresas continuarão operando independentemente por questões de legislação, assim como seus programas de fidelidade, LANPass e TAM Fidelidade. Além disso, todos os executivos vão manter os seus cargos. A expectativa é que a integração dos sistema de compra e venda de passagens sejam finalizados no fim de 2016.

Os primeiros aviões com a nova logomarca, inspirada no mapa da América Latina - com as cores azul, coral e branco - devem começar a voar no primeiro semestre de 2016. O grupo Latam oferece atualmente 144 destinos em 26 países e possui cerca de 53 mil empregados. No ano passado, o grupo transportou mais de 70 milhões de passageiros.

Crise no setor

A fusão acontece em um momento que o mercado de aviação sofre os impactos da crise econômica brasileira. No fim de julho, a TAM anunciou um reajuste em suas operações no Brasil e decidiu cortar 10% de suas operações domésticas. A empresa citou a alta do dólar e da inflação como atenuantes que levaram a desaceleração do setor aéreo.

Na apresentação da nova marca, Cueto ressaltou a existência de problemas econômicos da região e, sobretudo, no Brasil. “As economias estão sofrendo fortemente. A desvalorização das moedas impacta o setor, mas apostamos na união. Estamos mais bem posicionados que nossa concorrência, o que nos permitirá continuar crescendo e investindo”, afirmou.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_