Instagram proíbe ‘hashtag curvy’
Internautas criticam rede social, que justifica decisão alegando violação de suas políticas
Pesquisar a hashtag curvy (com curvas, gordinho/a) no Instagram é inútil, porque já não aparece mais em sua ferramenta de busca. A empresa eliminou o termo porque "estava sendo usado para compartilhar conteúdo que violava a nossa política sobre nudez," um porta-voz da empresa disse ao site Mashable. Embora a rede social tenha deixado claro que o bloqueio não tem nada a ver com ao significado da hashtag em si, os usuários agitaram o Twitter expressando desacordo com a decisão.
Rihanna, Nicky Minaj, Beyoncé e modelos de tamanho G como Tara Lynn têm usado essa hashtag em alguns de seus posts. Até mesmo Kim Kardashian a usava em fotos de seu voluptuoso traseiro. Ainda é possível pesquisar as hashtag curvygirl – 317.000 resultados —, curvyfashion — 102.000 resultados — ou skinny (magrelo). Ao fazer uma busca dessa última hashtag, o Instagram recomenda que o usuário procure mais informações e ajuda sobre distúrbios alimentares.
O bloqueio é uma resposta ao aumento do uso dessa hashtag com fins pornográficos, mas ainda é possível utilizar outros termos como vagina, clitóris ou vibrador. A editora da revista online Plus Model Magazine, Madeline Jones, mostrou indignação porque não entende a lógica dessa "medida tão radical", enquanto continuam ativas essas buscas de conteúdo explícito.
Não é a primeira vez que a rede social, pela qual foi possível conhecer muitas mulheres com grandes curvas como Candice Huffine ou Tess Holliday, enfrenta uma polêmica desse tipo. A campanha #FreeTheNipple (Liberte o Mamilo) atacou o Facebook — dono do Instagram — por sua política rigorosa em relação à nudez. Finalmente, o protesto conseguiu que a rede social autorizasse a publicação de fotos de mães amamentando seus bebês ou de uma mastectomia.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.