Dezenas de pessoas evacuadas pela erupção de vulcão no México
Cratera segue lançando material incandescente; autoridades ordenaram fechar aeroporto
O Vulcão de Fogo de Colima, no oeste do México, continua em atividade permanente com expulsões de gás, água e cinzas. As autoridades evacuaram mais de uma centena de pessoas de comunidades próximas e fecharam o aeroporto de Colima como medida de precaução. O aumento da atividade vulcânica começou na noite de quinta-feira e continuou durante a sexta-feira com expulsão de material incandescente e um desabamento perto da cratera.
As autoridades aumentaram a vigilância, disse o coordenador nacional da Proteção Civil, Felipe Puente, em uma mensagem através do Twitter e recomendou que as pessoas não se aproximassem da cratera. Pelo menos sete comunidades ao redor do vulcão foram cobertas pelas cinzas. “Esta é a atividade mais intensa do vulcão desde 2005”, informou Puente a uma rádio local.
La zona de resguardo al rededor del #VolcánDeColima e se determina a 12 kilómetros y se evacuan preventivamente las comunidades cercanas
— Luis Felipe Puente (@LUISFELIPE_P) July 11, 2015
O governo mexicano estima que nos próximos dias a atividade do vulcão, localizado na fronteira dos Estados de Colima e Jalisco, se reduzirá consideravelmente. No entanto, também prevê três cenários possíveis: que o fluxo de lava continue para o sul, sudoeste e norte; que a câmera do vulcão registre uma explosão que produza uma erupção maior; ou que o acúmulo de cinza rompa o domo na boca da cratera.
Dado o aumento de atividade, a Proteção Civil determinou ativar os protocolos preventivos na área, que incluem a proibição de se aproximar a 12 km do vulcão. Os habitantes das cidades próximas foram solicitados a tomar medidas preventivas em caso de chuva de cinzas e a ficar atentos aos anúncios da Proteção Civil. Tanto Colima como Jalisco informaram ter aberto ao menos quatro abrigos temporários frente à possibilidade de uma evacuação em massa.
#VolcánDeColima puede presentar flujos piroclásticos, se mantiene permanente monitoreo de la actividad del volcán. pic.twitter.com/1Zy27QBArB
— Luis Felipe Puente (@LUISFELIPE_P) July 10, 2015
O secretário de Governo Miguel Ángel Osorio Chong disse por meio da mesma rede social que as autoridades federais mantêm uma “coordenação permanente” com as autoridades estaduais e monitoram “o aumento da atividade do vulcão de Colima”. Com uma altitude de 3.820 metros acima do nível do mar, o vulcão é considerado um dos mais ativos do México –sua última grande erupção foi em janeiro de 2013– ao lado do Popocatepetl, no centro do país.
Junto con autoridades locales, continua monitoreo del #VolcánDeColima. A la población de la zona, estar atenta a recomendaciones de @PcSegob
— Miguel Ángel Osorio Chong (@osoriochong) July 11, 2015
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.