_
_
_
_

Espanha se queixa à Venezuela pelos insultos de Maduro contra Rajoy

Diretor para a América Latina convoca o embaixador na Espanha

Nicolás Maduro lume "racista" ao presidente Mariano Rajoy.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters live!
Miguel González

O ministério espanhol de Relações Exteriores convocou o embaixador da Venezuela em Madri, Mario Isea, para expressar mal-estar e repúdio às declarações do presidente Nicolás Maduro, que chamou de “racista” o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy. O diplomata foi recebido pelo diretor-geral para a América Latina, Pablo Gómez de Olea, devido à ausência do secretário de Estado da área, Jesús Gracia.

Mais informações
Crise da Venezuela une dois adversários da política espanhola
Venezuela sugere que poderia impedir entrada de Felipe González
O que os presidentes devem saber, por Antonio Navalón
Vargas Llosa lamenta silêncio da América Latina diante da crise

Até agora, o Governo espanhol tinha optado por responder com o silêncio aos rompantes de Maduro, para evitar uma escalada que pudesse prejudicar os interesses espanhóis na Venezuela, mas fontes diplomáticas indicaram que insultos a um primeiro-ministro e a todo um Parlamento não podem ser ignorados.

O secretário de Estado de Relações com as Cortes, José Luis Ayllón, indicou esta manhã que “acusar um Governo, um político, um partido ou toda uma Câmara por defender a liberdade e a pluralidade nas democracias está absolutamente fora de lugar”.

“Que as Cortes [espanholas] opinem sobre sua mãe, mas não sobre a Venezuela”, clamou Maduro, depois de o Congresso aprovar uma proposta não legislativa que reprova a prisão de líderes opositores venezuelanos, como os prefeitos Leopoldo López e Antonio Ledezma, e exige sua libertação. Maduro acusou Rajoy de estar “por trás de todas as manobras contra Venezuela” e anunciou “respostas integrais” para “enfrentar Madri”.

Caracas tinha chamado de volta seu embaixador em Madri no ano passado, depois que Rajoy recebeu a esposa de López, mas o diplomata venezuelano retornou em fevereiro, no que parecia um sintoma de normalização das relações.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_