EL PAÍS debate modelos colaborativos e inovação em cidades inteligentes

Seminário em 9 de abril reúne especialistas no Rio para debater futuro das cidades

Durante anos as autoridades da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pagaram equipes para contar, um por um, os carros que circulavam pelas ruas do estado. Usadas para planejar estratégias de tráfego e alterações viárias, essas informações costumavam ser coletadas pelos agentes de trânsito ao longo de dias. Hoje, aparecem instantaneamente, ao apertar de um botão, graças a um sistema que permite reunir dados dos aparelhos de GPS dos veículos que circulam pelos arredores da capital Harrisburg. E essa é apenas uma das infinitas possibilidades proporcionadas pelo big data.

A utilização do big data e de inovações tecnológicas é um dos temas do próximo seminário promovido pelo EL PAÍS Brasil sobre cidades inteligentes. Agendado para o dia 9 de abril, o encontro no Museu de Arte do Rio (MAR) vai reunir especialistas em engenharia de trânsito e autoridades como Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, e Carlos Roberto Osorio, Secretário de Transportes do Rio de Janeiro.

Os painéis do evento também preveem debates sobre financiamento coletivo, sobre sistemas de informação a usuários do transporte público e acerca da integração entre a iniciativa privada e o setor público na transformação das cidades. Os interessados podem se inscrever gratuitamente e conhecer a agenda do seminário clicando aqui.

Data 09 de abril (quinta-feira)

Horário 8h30 às 18h00

Local MAR - Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro, Brasil