_
_
_
_
_

Venezuela sugere que poderia impedir a entrada de Felipe González

Defensor do Povo diz que González precisa ter “um visto de trabalho” Vice-ministro afirma que a decisão de permitir a entrada depende de Maduro

Mitzy Capriles com o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González.
Mitzy Capriles com o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González.EL PAÍS

“Ingerência externa”, “parte de uma campanha internacional”, “tentativa de atualizar-se por parte de um político que perdeu relevância”: são algumas das explicações que porta-vozes do chavismo encontraram para a intenção anunciada pelo ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González de juntar-se à defesa dos líderes opositores venezuelanos Leopoldo López e Antonio Ledezma, encarcerados em uma prisão militar próxima a Caracas. Tudo indica, porém, que o Governo de Nicolás Maduro não vai ficar somente nos qualificativos, mas se prepara para impedir que González cumpra sua palavra.

Na terça-feira, o Defensor do Povo Tarek William Saab, ex-constituinte e ex-governador do estado de Anzoátegui pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no governo, enfatizou em sua conta do Twitter que “um estrangeiro [mesmo que seja ex-primeiro-ministro] que pretenda trabalhar como consultor na Venezuela deve possuir um visto de trabalho para exercer tal profissão”. Não se sabe ao certo se o Governo venezuelano vai emitir esse documento para González, mas, ainda que o fizesse como gesto de boa vontade política, os juízes dos casos de López e Ledezma – recordou o Defensor do Povo, citando um artigo do Código Processual Penitenciário vigente – ainda teriam o poder de admitir ou rejeitar a “participação de qualquer consultor”.

Mais informações
Felipe González defenderá líderes opositores presos na Venezuela
Parlamento amplia os poderes de Maduro após sanções dos EUA
Unasul tenta mediar crise entre oposição e governo na Venezuela
Manifesto de opositores é apontado por Maduro como plano de golpe

A opinião de Saab foi precedida, um dia antes, das insinuações do ex-embaixador em Washington e atual vice-ministro das Relações Exteriores para a Europa, Calixto Ortega, que declarou em um programa de televisão que “só será bem-vindo quem vem ao país em um plano não ingerencista”. A possibilidade de González ser impedido de entrar na Venezuela continua aberta, segundo Ortega, e ficará, “conforme o caso”, nas mãos do presidente Maduro, “que dirige a política externa”.

Mais contundente ainda foi o deputado chavista e presidente da Comissão de Política externa da Assembleia Nacional, Saúl Ortega, que definiu a intenção de González como a tentativa de instaurar um governo estrangeiro na Venezuela, e advertiu que se “uma pessoa pretende vir como um procônsul interferir nos assuntos internos no país, o mínimo que pode fazer um Governo sério é mandá-lo de volta”.

Até agora, os porta-vozes do Governo venezuelano se limitaram a censurar os anúncios do ex-primeiro-ministro espanhol e ressaltar que González não cumpre os requisitos para atuar como advogado na Venezuela, incluindo a revalidação de seu diploma universitário e a filiação à associação profissional. Entretanto, as repreensões de Caracas escalaram até as mencionadas sugestões de que o ex-mandatário pode ser expulso do país.

Se alguém pretende vir como um procônsul interferir nos assuntos internos no país, o mínimo que pode fazer um Governo sério é mandá-lo de volta Saúl Ortega, presidente da Comissão de Política externa

Durante o Governo chavista, a Venezuela não hesitou em expulsar visitantes críticos como a ex-candidata presidencial peruana Lourdes Flores, ou o diretor do Human Rights Watch (HRW), José Miguel Vivancos.

Desde 22 de março, quando se soube que González estava disposto a participar da defesa dos opositores presos, o Governo venezuelano deixou claro que se trata de um plano com o qual não simpatiza. O próprio presidente Maturou qualificou González como “lobbista” de interesses privados e coordenador de um suposto eixo Madri–Bogotá que conspira para derrubar o regime revolucionário. A chanceler, Delcy Rodríguez, afirmou que Felipe González “não tem faculdades nem para exercer a advocacia na Venezuela nem para intrometer-se nos assuntos internos da Venezuela, de tal forma que eu recomendo a ele que, se foi mal em seu outro negócio (…) procure solucionar seus problemas de outra forma”.

O presidente venezuelano no programa de 'Em contato com Maduro'.

O deputado da Assembleia Nacional pelo PSUV Germán Ferrer arriscou uma opinião um pouco mais positiva sobre a iniciativa. Em outro programa de televisão disse que uma atuação como a de González, a que se somou o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, embora seja “uma manobra política” de dirigentes que “perderam vigência em seus países e hoje querem atualizar-se em nosso país com uma quantidade de declarações e ingerências na política nacional”, representa, não obstante, uma oportunidade “para que observem que aqui na Venezuela há absoluta liberdade de expressão”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_