EL PAÍS e FGV Direito SP promovem debate sobre Segurança Pública

A integração das polícias militar e civil é um dos temas centrais do evento que reunirá especialistas no próximo dia 18 em São Paulo

Bob Mical (Creative Commons / Alguns direitos reservados)

A falta de uma política eficiente de segurança pública mantém o Brasil na lista dos países mais violentos do mundo. Uma das críticas de estudiosos da área é a atuação em separado da polícia civil e militar, que poderiam unir forças para trabalhar pelo mesmo objetivo. Esse é um dos temas centrais do seminário Gestão de Segurança, promovido pelo jornal EL PAÍS em parceria com a FGV Direito SP, da Fundação Getúlio Vargas, que reunirá autoridades e especialistas no tema.

Durante a Copa do Mundo de 2014, o país garantiu a atuação integrada das duas forças policiais, uma experiência que se mostrou bem-sucedida e permitiu que o evento corresse sem grandes prejuízos para os turistas que visitaram o país em junho do ano passado. Para debater soluções nesse sentido, o seminário Gestão de Segurança trará nomes de peso, como o secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre Moraes, e o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Moraes vai tratar sobre os benefícios da integração para reduzir a criminalidade, enquanto Rodrigues fará uma exposição sobre o legado da Copa do Mundo para a área de segurança.

MAIS INFORMAÇÕES

O encontro, que contará com especialistas da FGV Direito SP, vai debater, ainda, o papel da tecnologia a serviço do cidadão, com o emprego de ferramentas de TI na gestão da segurança privada. Paulo Ayran da Silva Bezerra, da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais, por exemplo, falará sobre a possibilidade de interligar os sistemas de identificação dos cidadãos, que hoje não estão conectados. O uso da tecnologia para a segurança dos bancos e a necessidade de um marco regulatório para o desenvolvimento do setor são outros temas que serão discutidos. O seminário acontece no próximo dia 18, das 9h ao meio-dia, no auditório da FGV Direito SP em São Paulo, na Rua Rocha, 233, na Bela Vista.

Veja abaixo a programação completa.

Programação

08h30 – Recepção - Welcome coffee

09h00 às 09h20 – Abertura

09h20 às 10h20 – Painel 1: Integração das Polícias no Brasil

Regina Miki, Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - SENASP

• Tema: Integração e articulação de políticas de segurança pública visando a integração das polícias civil e militar nos estados

Alexandre Moraes, Secretário de Segurança Pública de São Paulo

• Tema: Como o aumento de integração entre as polícias civil e militar influencia na diminuição da criminalidade

Andrei Augusto Passos Rodrigues, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos

• Tema: Qual o legado da Copa do Mundo de 2014 para a segurança pública?

Moderação: Renato Sérgio de Lima, Pesquisador do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV DIREITO SP e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

10h20 às 10h50 – Coffee break

10h50 às 11h50 – Painel 2: Tecnologia e Inteligência a serviço da cidadania

Paulo Ayran da Silva Bezerra

ABRAPOL – Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais

• Tema: Tecnologia de Identificação

Waldemar Wiltenburg dos Santos, Diretor Adjunto-setorial de segurança bancária da FEBRABAN

• Tema: Como a tecnologia dos bancos tem ajudado as empresas de segurança privada?

André Zanetic, Doutor em Ciência Política (USP) e especialista em segurança pública

• Tema: A questão da segurança privada: estudo do marco regulatório dos serviços particulares de segurança

Moderação: Massato Takakuwa, Diretor de Negócios para Governo da NEC Latin America

11h50 – Encerramento EL PAÍS

Arquivado Em: