Nave de turismo espacial explode em um voo de teste
Uma pessoa morreu e outra está gravemente ferida. A nave da Virgin havia decolado do deserto de Mojave (Califórnia).


Uma pessoa morreu e pelo menos outra ficou ferida com gravidade por causa da explosão, nesta sexta-feira, de um voo de teste da nave de turismo espacial da companhia Virgin. A Virgin Galactic Space Ship Two explodiu durante um voo de teste no deserto de Mojave, ao nordeste de Los Angeles, Califórnia. A morte de um dos pilotos foi confirmada pela polícia rodoviária aos meios locais, mas a Virgin Galactic ainda não confirmou a morte.
“Durante o teste, o veículo sofreu uma séria anomalia que se traduziu na perda do SpaceShipTwo”, afirmou a Virgin Galactic em uma mensagem através da rede social Twitter.
“Nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, que no momento é desconhecido”, indicou a Virgin Galactic, a primeira linha espacial comercial do mundo com o objetivo de levar turistas até o limite da estratosfera.

Tratava-se do voo de teste número 35, segundo a companhia, e o segundo que realiza esta nave privada desde janeiro, segundo confirmou o Porto Aeroespacial de Mojave, citado pela agência Reuters.
O veículo havia sido lançado às nove da manhã, hora local (14h no horário de Brasília), com o avião White Knight Two, do qual se separou, como estava previsto, para voar de forma independente, segundo relatou a empresa Virgin na rede social. O avião reboque aterrissou sem problemas. Em certo momento, a empresa tuitou: “Ignição! O Space Ship Two está voando de novo impulsionado por foguetes.” O tuíte seguinte informava sobre uma “anomalia” durante o voo.
Mais de 500 pessoas já tinham reservado assentos nestes voos, cujas passagens custarão 200.000 dólares (495.000 reais), afirma a Agência France Presse. Trata-se de uma experiência para milionários de uns minutos no limite da estratosfera em um aparelho que pode levar até seis passageiros.
O Space Ship Two é a versão comercial do Space Ship One da Virgin, o primeiro aparelho comercial que chegou ao espaço, em 2004.