Otimismo com economia dá a Dilma leve vantagem na disputa eleitoral
Presidenta tem 52% das intenções de voto, contra 48% de Aécio, mostra Datafolha
Os brasileiros estão mais otimistas quanto à retomada do crescimento da economia e ao controle da inflação. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira realizada pelo instituto Datafolha, que confirmou a liderança na presidenta Dilma Rousseff na disputa eleitoral. Às vésperas da votação, a candidata do PT à reeleição aparece novamente com 52% dos votos válidos (quando excluídos os brancos e nulos), enquanto o adversário neste segundo turno, o senador Aécio Neves (PSDB), tem 48% da preferência. O levantamento confirmou os mesmos números divulgados pelo instituto na última segunda-feira, que colocou a petista numericamente à frente do tucano, embora ainda em situação de empate técnico no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar da desconfiança do mercado em relação a uma eventual vitória de Dilma, os brasileiros estão confiantes na retomada da economia. Apenas 31% dos ouvidos apostaram em uma volta do aumento dos preços de alimentos e produtos: esse é o menor patamar registrado desde 2007 pelo instituto. Outros 35% disseram acreditar que a inflação não irá mudar e 21% acham que os preços vão cair -- índice recorde, segundo o Datafolha.
Em setembro, 50% dos entrevistados apostaram em um crescimento da inflação. Já em abril, quando o Brasil vivia o momento de maior pessimismo quanto à economia, 64% apostaram que a inflação subiria. A pesquisa também mostrou que 26% acreditam em um aumento do desemprego (eram 36% em setembro), e 44% consideram que a situação econômica do Brasil vai melhorar -- uma subida de 12 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Já considerando os votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47%, enquanto Aécio manteve o patamar de 43%. Brancos e nulos foram de 5% para 6%; indecisos, de 6% para 4%. O Datafolha ouviu 4.355 eleitores. O segundo turno da eleição acontece no próximo dia 26.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.