Seleccione Edição
Login

Os piores dias do sistema Cantareira

Construídas na década de 70, as represas que abastecem 14 milhões de pessoas estão no seu nível mais baixo da história

  • Sidney Trindade relata perdas de 70% no seu resort à beira da Cantareira. "90% dos turistas vinham aqui por conta da represa", afirma o empresário.
    1Sidney Trindade relata perdas de 70% no seu resort à beira da Cantareira. "90% dos turistas vinham aqui por conta da represa", afirma o empresário.
  • Uma estátua de Iara, também conhecida por Mãe d' água, permanece na beira seca da represa da Cantareira. Conta a lenda que Iara, uma personagem que vive no fundo do rio Amazonas, encanta os pescadores por sua beleza.
    2Uma estátua de Iara, também conhecida por Mãe d' água, permanece na beira seca da represa da Cantareira. Conta a lenda que Iara, uma personagem que vive no fundo do rio Amazonas, encanta os pescadores por sua beleza.
  • A represa Cantareira chegou no seu nível histórico mais baixo: 3,9%, incluido o volume morto.
    3A represa Cantareira chegou no seu nível histórico mais baixo: 3,9%, incluido o volume morto.
  • A ponte da represa de Nazaré, parte do sistema Cantareira, mostra nos seus pilares a grande diminuição do volume d'água.
    4A ponte da represa de Nazaré, parte do sistema Cantareira, mostra nos seus pilares a grande diminuição do volume d'água.
  • A estiagem mudou radicalmente a paissagem da represa de Nazaré.
    5A estiagem mudou radicalmente a paissagem da represa de Nazaré.
  • Os carros, abandonados durante anos nas represas, começaram a surgir com a estiagem.
    6Os carros, abandonados durante anos nas represas, começaram a surgir com a estiagem.
  • Paisagem do reservatório de Nazaré, um dos quatro que dão origem ao Sistema Cantareira.
    7Paisagem do reservatório de Nazaré, um dos quatro que dão origem ao Sistema Cantareira.
  • Apesar da seca severa, imagens de desperdício de água ainda são vistas em diferentes cidades do Estado. Na foto, duas mulheres lavam com mangueira uma moto em Batatais, onde não há uma política clara de racionamento, apesar de a prefeitura fazer cortes quando julga necessário.
    8Apesar da seca severa, imagens de desperdício de água ainda são vistas em diferentes cidades do Estado. Na foto, duas mulheres lavam com mangueira uma moto em Batatais, onde não há uma política clara de racionamento, apesar de a prefeitura fazer cortes quando julga necessário.