_
_
_
_
_

Aécio Neves e Dilma Rousseff estão empatados no segundo turno

Pela margem de erro, levantamentos do Ibope e Datafolha divulgados hoje indicam empate técnico entre PSDB e PT, com 51% e 49% das intenções de voto, respectivamente

Os dois candidatos à presidência, Dilma e Aécio.
Os dois candidatos à presidência, Dilma e Aécio.EVARITSO SA/NELSON ALMEIDA (AFP)

Aécio Neves e Dilma Rousseff aparecem tecnicamente empatados nas duas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta, realizadas pelo Ibope e Datafolha. Segundo o instituto Ibope, o candidato do PSDB aparece com 46% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Dilma tem 44%. Votos brancos e nulos somam 6% e 4% se declararam indecisos. Se as eleições fossem hoje, seria uma disputa acirrada, considerando uma margem de erro de dois pontos percentuais. Já de acordo com o levantamento do Datafolha, Aécio aparece pela primeira vez em vantagem numérica considerando os votos válidos, com 51%, contra 49% da candidata petista, mais 4% de votos brancos e nulos e 6% de indecisos. O Ibope coincide com esses números quando exclui os votos brancos e nulos.

Os entrevistados também avaliaram o Governo de Dilma. Dos 3.010 eleitores ouvidos pelo Ibope, 39% consideram o Governo "ótimo ou bom", 33% disseram que é "regular" e 27% opinam que é "ruim ou péssimo". Já dos 2.879 eleitores entrevistados pelo Datafolha em 178 municípios, 39% consideram "ótimo ou bom", 38% "regular" e 22%, "ruim". Ambas as pesquisas foram realizadas entre quarta e quinta-feira.

Mais informações
Antipetismo e ódio de classe
Nem Dilma é Lula, nem Aécio é Fernando Henrique, por Juan Arias
Campanha de segundo turno começa com ‘onda Aécio’
Luciana Genro, para seus 1,6 milhão de eleitores: não votem em Aécio
O grande derrotado foi o desejo de mudança

Em uma sondagem divulgada ontem, encomendada pela revista Época e realizada pelo instituto Paraná, pouco conhecido, o tucano aparecia na frente com 49% das intenções de voto e Dilma, 41%.

Aécio já conta com o apoio do PV de Eduardo Jorge, do PSC do Pastor Everaldo e pode conseguir o apoio de Marina Silva, caso ceda e acate as propostas da candidata que terminou em terceiro lugar, com 21% dos votos no primeiro turno. Uma das condições da ambientalista é o calcanhar de Aquiles do programa do PSDB: a redução da maioridade penal. Marina já disse que a medida, que foi derrubada em fevereiro depois de ser proposta pelo vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes Ferreira, não condiz com os princípios do seu partido, o Rede Sustentabilidade.

O levantamento realizado pelo Instituto Ibope foi encomendado pela Globo e registrado sob o número BR-01085/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa da Datafolha foi encomendada pela rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada sob o protocolo BR-01071/014. O nível de confiança é de 95%.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_