Aécio Neves e Dilma Rousseff estão empatados no segundo turno
Pela margem de erro, levantamentos do Ibope e Datafolha divulgados hoje indicam empate técnico entre PSDB e PT, com 51% e 49% das intenções de voto, respectivamente

Aécio Neves e Dilma Rousseff aparecem tecnicamente empatados nas duas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta, realizadas pelo Ibope e Datafolha. Segundo o instituto Ibope, o candidato do PSDB aparece com 46% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Dilma tem 44%. Votos brancos e nulos somam 6% e 4% se declararam indecisos. Se as eleições fossem hoje, seria uma disputa acirrada, considerando uma margem de erro de dois pontos percentuais. Já de acordo com o levantamento do Datafolha, Aécio aparece pela primeira vez em vantagem numérica considerando os votos válidos, com 51%, contra 49% da candidata petista, mais 4% de votos brancos e nulos e 6% de indecisos. O Ibope coincide com esses números quando exclui os votos brancos e nulos.
Os entrevistados também avaliaram o Governo de Dilma. Dos 3.010 eleitores ouvidos pelo Ibope, 39% consideram o Governo "ótimo ou bom", 33% disseram que é "regular" e 27% opinam que é "ruim ou péssimo". Já dos 2.879 eleitores entrevistados pelo Datafolha em 178 municípios, 39% consideram "ótimo ou bom", 38% "regular" e 22%, "ruim". Ambas as pesquisas foram realizadas entre quarta e quinta-feira.
Em uma sondagem divulgada ontem, encomendada pela revista Época e realizada pelo instituto Paraná, pouco conhecido, o tucano aparecia na frente com 49% das intenções de voto e Dilma, 41%.
Aécio já conta com o apoio do PV de Eduardo Jorge, do PSC do Pastor Everaldo e pode conseguir o apoio de Marina Silva, caso ceda e acate as propostas da candidata que terminou em terceiro lugar, com 21% dos votos no primeiro turno. Uma das condições da ambientalista é o calcanhar de Aquiles do programa do PSDB: a redução da maioridade penal. Marina já disse que a medida, que foi derrubada em fevereiro depois de ser proposta pelo vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes Ferreira, não condiz com os princípios do seu partido, o Rede Sustentabilidade.
O levantamento realizado pelo Instituto Ibope foi encomendado pela Globo e registrado sob o número BR-01085/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa da Datafolha foi encomendada pela rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada sob o protocolo BR-01071/014. O nível de confiança é de 95%.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Arquivado Em
- Aécio Neves
- Pesquisas eleitorais
- Eleições 2014
- Dilma Rousseff
- Eleições Brasil
- Maioridade Penal
- Presidente Brasil
- Responsabilidade penal
- Eleições presidenciais
- Presidência Brasil
- Código penal
- Eleições
- Governo Brasil
- Códigos legais
- Governo
- Regulamento jurídico
- Administração Estado
- Legislação
- Administração pública
- Justiça
- Eduardo Jorge
- Partido dos Trabalhadores
- Partidos políticos
- Política