EUA lançam seu primeiro ataque aéreo contra o EI perto de Bagdá
A operação marca uma nova fase na ofensiva de Washington no Iraque
Os Estados Unidos deram o prometido passo em direção à ofensiva contra os extremistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque. Na noite de segunda-feira, o Comando Central (Centcom, na sigla em inglês) confirmou que aviões norte-americanos bombardearam posições do grupo islâmico perto de Bagdá, nas últimas horas.
A operação corresponde ao anúncio feito há menos de uma semana pelo presidente Barack Obama de que iria suspender a restrição aos ataques aéreos realizados contra o EI. Desde o começo de agosto, as ofensivas tinham se limitado à defesa de pessoal e de interesses norte-americanos no Iraque ou em apoio a missões humanitárias. Os ataques foram anunciados no mesmo dia em que os EUA e cerca de 30 outros países concordaram com o uso de “todos os meios, inclusive militares” contra o grupo terrorista, durante uma cúpula em Paris.
“O ataque aéreo a sudoeste de Bagdá foi o primeiro realizado como parte de nossos esforços ampliados para oferecer mais do que proteger nosso próprio pessoal e apoiar as missões humanitárias, e, sim, atacar alvos do EI enquanto as forças iraquianas passam à ofensiva, tal como o presidente expôs na última quarta-feira”, disse o Centcom em um comunicado.
O primeiro ataque nesta nova fase teve como objetivo “uma posição de combate do EI a sudoeste de Bagdá que estava disparando contra membros das Forças de Segurança Iraquianas”, segundo a declaração oficial.
Em 10 de setembro, em seu discurso à nação para definir a “estratégia” dos EUA para “enfraquecer e, finalmente, destruir o EI”, Obama anunciou que tinha autorizado o início de uma “campanha sistemática de ataques aéreos contra os terroristas” e que, no caso do Iraque, serviriam para ir “mais além do que proteger nosso pessoal e missões humanitárias, mas sim para atacar alvos do EI enquanto as forças iraquianas passam à ofensiva”. Em outra importante mudança de posição, o presidente afirmou ainda que a luta contra o EI não se limitará ao Iraque e poderá também se estender à Síria.
Além desse novo tipo de ataque perto da capital iraquiana, a Força Aérea norte-americana bombardeou, na segunda-feira, posições do EI nos arredores da localidade curda de Sinjar, levando a mais de 160 o número de missões realizadas no Iraque desde o começo de agosto.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.