_
_
_
_
_

Um furacão deixa 2.000 desabrigados no noroeste do México

A costa ocidental do Estado da Baixa Califórnia do Sul permanece em alerta por causa do furacão tropical Norbert, de intensidade 2

Local afetado pelo furacão Norbert no noroeste do México.
Local afetado pelo furacão Norbert no noroeste do México.STR (EFE)

Um furacão de intensidade 2 na escala Saffir-Simpson se aproximou na tarde de sábado do litoral do Estado da Baixa Califórnia do Sul, no noroeste do México, provocando a retirada de 2.000 pessoas e inundando 800 moradias na localidade de San Carlos, município de Comondú. A alerta pelo ciclone tropical se mantém ativo nessa faixa da costa ocidental da península da Baixa Califórnia, entre Puerto San Andresito e Punta Eugenia.

O fenômeno meteorológico, batizado de Norbert, alcançou sua potência máxima na madrugada de sábado, quando atingiu a intensidade 3 na escala de referência. Segundo boletim do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México, o furacão avança em direção noroeste a 13 quilômetros por hora, com ventos regulares de 165 quilômetros por hora e rajadas de até 205 quilômetros.

A forte maré causada pelo furacão fez as ondas transbordarem as amuradas que protegem a população da região, inundando centenas de casas. O diretor da Unidade de Defesa Civil do Estado, Carlos Miguel Enríquez Rincón, declarou à agência Efe que os maiores danos causados até agora pelo furacão foram registrados no povoado de San Carlos, uma comunidade pesqueira de 6.000 habitantes e 2.000 casas, que se encontra abaixo do nível do mar.

Os serviços estaduais e federais de emergência concentraram seus esforços nesse município, para auxiliar os desabrigados e reconstruir os diques marítimos. Algumas vítimas foram levadas para albergues, e outras se refugiaram na casa de familiares, segundo Enríquez. O trajeto do furacão, que avança para o noroeste, paralelamente à península da Baixa Califórnia, favoreceu a redução da intensidade das chuvas, e em algumas zonas do sul do Estado já não tiveram precipitações na noite de sábado.

O Norbert se encontra 260 quilômetros a oeste-noroeste de cabo San Lázaro e 280 quilômetros ao sul-sudeste de Punta Eugenia, ambos na Baixa Califórnia do Sul. A previsão do SMN é que o ciclone chegue inclusive a roçar as costas da Baixa Califórnia no final da manhã de quarta-feira, dia 10.

O instituto prevê também que o Norbert provocará chuvas intensas nos próximos dias nos Estados da Baixa Califórnia Sul, Sonora, Sinaloa e Nayarit; muito fortes na Baixa Califórnia; e fortes em Jalisco e Michoacán.

Desde o início da atual temporada de ciclones no Pacífico, já se formaram os furacões Amanda, Cristina, Iselle, Hernán, Julio, Karina, Marie e Norbert, assim como as tempestades tropicais Boris, Douglas, Elida, Fausto, Genevieve e Lowell. Até agora, o único que tocou o território mexicano foi Boris, na costa do Estado de Chiapas, no sul mexicano.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_