_
_
_
_

O ebola mata 21 pessoas e infecta outras 44 em apenas dois dias

Os números acumulados pela OMS são de 888 contágios e 539 mortes

Sanitaristas transportam o corpo de uma vítima do ebola, em junho, em Kenema, Serra Leoa.
Sanitaristas transportam o corpo de uma vítima do ebola, em junho, em Kenema, Serra Leoa.STRINGER (REUTERS)

O surto de ebola que assola a África Ocidental causou 21 mortes e infectou outras 44 pessoas nos últimos dois dias, segundo a contagem mais recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação em Serra Leoa e na Libéria ainda é preocupante, uma vez que no primeiro país foram registrados 32 novos casos e 15 mortos e, no segundo, 11 novas contágios e 4 mortes.

Mais informações
O Ebola mais mortífero da história
A OMS exige “medidas drásticas” para combater o ebola
O ebola se estende ao Mali, o quarto país afetado

No entanto, de 8 a 10 de julho foi detectado apenas um novo caso na Guiné, o que parece indicar que a epidemia está cedendo no país, ainda que tenham ocorrido duas novas mortes. “Na Guiné, a tendência da epidemia mostra uma baixa atividade da transmissão viral na comunidade, com apenas um caso registrado nos últimos dias”, afirma o comunicado da OMS.

Os números acumulados até o momento são de 888 contágios e 539 mortes. Desses, 409 contágios e 309 mortes ocorreram na Guiné; 142 contágios e 88 mortes na Libéria; e 337 contágios e 142 mortes em Serra Leoa.

Enquanto isso, estabeleceu-se um Centro de Coordenação Epidêmica em Conacri para coordenar e organizar o apoio técnico oferecido aos países afetados e à prevenção nos demais países à sua volta.

A doença —transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados— causa hemorragias graves e pode chegar a 90% de mortalidade.

A OMS ativou o Global Alert and Response Network (GOARN) —uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades e outras entidades— e solicitou especialistas em diversas áreas que possam viajar aos três países envolvidos para tentar conter o surto.

Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola na África Ocidental. Até agora, as epidemias se restringiram à África Central.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_