_
_
_
_
_

O ebola mata 21 pessoas e infecta outras 44 em apenas dois dias

Os números acumulados pela OMS são de 888 contágios e 539 mortes

Sanitaristas transportam o corpo de uma vítima do ebola, em junho, em Kenema, Serra Leoa.
Sanitaristas transportam o corpo de uma vítima do ebola, em junho, em Kenema, Serra Leoa.STRINGER (REUTERS)

O surto de ebola que assola a África Ocidental causou 21 mortes e infectou outras 44 pessoas nos últimos dois dias, segundo a contagem mais recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação em Serra Leoa e na Libéria ainda é preocupante, uma vez que no primeiro país foram registrados 32 novos casos e 15 mortos e, no segundo, 11 novas contágios e 4 mortes.

Mais informações
O Ebola mais mortífero da história
A OMS exige “medidas drásticas” para combater o ebola
O ebola se estende ao Mali, o quarto país afetado

No entanto, de 8 a 10 de julho foi detectado apenas um novo caso na Guiné, o que parece indicar que a epidemia está cedendo no país, ainda que tenham ocorrido duas novas mortes. “Na Guiné, a tendência da epidemia mostra uma baixa atividade da transmissão viral na comunidade, com apenas um caso registrado nos últimos dias”, afirma o comunicado da OMS.

Os números acumulados até o momento são de 888 contágios e 539 mortes. Desses, 409 contágios e 309 mortes ocorreram na Guiné; 142 contágios e 88 mortes na Libéria; e 337 contágios e 142 mortes em Serra Leoa.

Enquanto isso, estabeleceu-se um Centro de Coordenação Epidêmica em Conacri para coordenar e organizar o apoio técnico oferecido aos países afetados e à prevenção nos demais países à sua volta.

A doença —transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados— causa hemorragias graves e pode chegar a 90% de mortalidade.

A OMS ativou o Global Alert and Response Network (GOARN) —uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades e outras entidades— e solicitou especialistas em diversas áreas que possam viajar aos três países envolvidos para tentar conter o surto.

Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola na África Ocidental. Até agora, as epidemias se restringiram à África Central.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_