_
_
_
_
_
BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA

O Antifutebol

O jogo mais esperado tornou-se uma partida vulgar e desajeitada: um desnorteamento de erros e passes sem destino, de bolas voando e de voadoras

Martín Caparrós

No meu campo – o senhores me desculpem, é o campo do Boca Juniors – quando uma equipe visitante joga assim, todos gritamos "timinho, lá lá lá!", mas trocamos o grito de "lá lá lá" por outra coisa. Gritamos isso, por exemplo, quando um time está ganhando por 2 a 0 por um gol de joelho e outro por uma grande cobrança de uma falta duvidosa e, ainda faltando 20 minutos, seu jogo consiste em chutar de bico para o mais longe possível, livrar-se da bola e jogar todo retrancado. O pior do futebol: aquilo que os clássicos, deus me perdoe, costumavam chamar de "antifutebol". O estranho, o ultrajante, é que quem faça isso seja a seleção do país mais poderoso do futebol mundial, jogando em casa, contra um adversário que jamais havia chegado às quartas de final.

Mais informações
Brasil, pela força
As imagens de Brasil X Colômbia

Ontem o Brasil esforçou-se durante todo o primeiro tempo pressionado, apertando, mostrando sua incapacidade indolente de dar cinco passes seguidos quando recuperava a bola – e isso parecia funcionar: sufocou a Colômbia, não a deixou jogar. No segundo tempo já não conseguiu manter o ritmo e dedicou-se, como dizíamos, a atrasar o jogo, a fazer cera, a dar chutões. E à violência: cometeu 31 faltas, mas o vergonhoso árbitro espanhol só deu cartão amarelo para um jogador brasileiro por obstruir uma reposição de bola do goleiro adversário e a seu goleiro por um carrinho que merecia expulsão. E a Colômbia, atacando, não soube como responder; assim, o jogo mais esperado tornou-se uma partida de fazenda, vulgar, desajeitado: um desnorteamento de erros e passes sem destino, de bolas voando e de voadoras. O futebol como um jogo de descontrole e sorte.

Suponhamos que estivessem muito nervosos, que é sempre mais amável. Suponhamos que o peso da responsabilidade, a obrigação de ganhar sua Copa do Mundo os impede de jogar como queriam. Suponhamos que eles não gostam de fazer o que estão fazendo. Suponhamos.

Para mim – desculpas, mais uma vez – me indigna, e espero que sejam derrotados por eles mesmos. Gostei muito de vê-los quando valia a pena: quando eram alegres, bonitos e definitivos. Agora me aterrorizam: espero que percam, espero de verdade. O estilo que ganha um campeonato costuma ser imitado. Por isso espero muito honestamente que o Brasil não vença esta Copa do Mundo: que não sejamos condenados a quatro anos de futebol impossível de se ver.

Martín Caparrós é escritor e jornalista argentino. Autor do blog Pamplinas (em espanhol).

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_