_
_
_
_

Um viaduto despenca em Belo Horizonte e deixa dois mortos

Ele deveria ser inaugurado oficialmente nos próximos dias e estava na fase final de acabamento

Os veículos presos sob o viaduto.
Os veículos presos sob o viaduto.Lincon Zarbietti (FolhaPress)

Duas pessoas morreram e pelo menos 23 ficaram feridas, segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, nesta quinta-feira, na queda de um viaduto em construção em Belo Horizonte. Parte do elevado desmoronou em cima de um micro-ônibus, dois caminhões e um carro que circulavam pela avenida Dom Pedro I, na região da Pampulha. Os caminhões faziam parte da obra e estavam vazios.

O acidente aconteceu perto do estádio Mineirão, onde se realizará uma das partidas da semifinal da Copa do Mundo, no próximo dia 8. Além disso, a avenida é uma das vias principais de acesso ao Aeroporto Internacional Trancredo Neves, em Confins.

Partes do outro viaduto que está sendo construído ao lado do que desabou foram escoradas após o acidente para evitar novos desabamentos. Segundo informações do jornal Estado de Minas, a Sudecap, responsável pela construção do elevado, descartou o risco de queda de um terceiro viaduto na mesma avenida em fevereiro, após um deslocamento lateral de 27 centímetros na estrutura.

Uma das vítimas confirmadas é Hanna Cristina Santos, de 25 anos, a motorista do ônibus. Sua filha de cinco anos estava dentro do veículo e foi levada para o Hospital Risoleta Neves, mas não se feriu com gravidade e já teve alta.

A segunda vítima foi retirada dos escombros pela manhã. O rapaz estava nas ferragens do carro atingido e foi identificado como Charlys Frederico M. do Nascimento, de 25 anos. O Corpo de Bombeiros acredita que não haja mais nenhuma vítima presa no desabamento.

A presidenta Dilma Rousseff disse que o Governo federal se colocou à disposição da Prefeitura e das autoridades regionais para auxiliar "no que for necessário". "Neste momento de dor, presto minha solidariedade às famílias das vítimas", acrescentou, em sua conta no Twitter.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte decretou três dias de luto oficial pelo ocorrido e afirmou que um comitê técnico fará um levantamento "de todos os dados" sobre o desabamento, a fim de elaborar "um diagnóstico das causas do acidente e definir as providências que serão tomadas”.

O prefeito Marcio Lacerda esteve no local do acidente para manifestar seu apoio às vítimas e afirmou que “nesse momento, o mais importante é dar toda assistência e apoio aos que sofreram as terríveis consequências desse acidente”.

A Construtora Cowan, responsável pela obra, divulgou uma nota em que lamenta profundamente o ocorrido e diz que não está medindo esforços para oferecer apoio às vítimas e familiares.

Os eventos ligados à Copa do Mundo nesta sexta-feira foram cancelados pela Prefeitura. Ao todo, seis eventos estavam programados para o dia do jogo do Brasil. A Fan Fest do Expominas também foi cancelada.

A obra faz parte do complexo do BRT, um sistema de transporte rápido por ônibus. O valor dessa etapa da obra é de 460 milhões de reais, de acordo com informações da Prefeitura, e o viaduto que desabou custou cerca de 14 milhões de reais.

O acidente desta quinta-feira ocorre ainda na esteira de outros que marcaram a preparação do país para a Copa: ao todo, nove operários faleceram nos trabalhos de construção ou reforma dos estádios que sediariam o Mundial.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_