_
_
_
_
_

A euforia toma conta do Brasil na hora do futebol

No dia da inauguração, até o transporte público funcionou no ‘padrão FIFA’ Milhares de brasileiros e estrangeiros lotaram as ruas da cidade para assistir à estreia

Festa de abertura do Mundial.
Festa de abertura do Mundial.IVAN ALVARADO (REUTERS)

Para os turistas que chegaram ao Brasil hoje, a manifestação nas estações de metrô na zona leste, a caminho do Itaquerão, pode ter soado estranha diante da imagem festiva do país. Mas, o que assombrou os brasileiros que seguiam para o jogo de abertura foi a eficiência do transporte público e a limpeza na região. Quem seguiu de carro, de trem ou de metrô demorou quase o mesmo tempo para chegar ao Itaquerão, que fica a cerca de 23 quilômetros do centro da cidade. Havia metrôs de cinco em cinco minutos e duas opções de trem. Uma eficiência que não é a mesma apresentada no dia a dia dos milhões de trabalhadores que dependem do transporte público.

Mas, diante da euforia dos turistas que seguiam com bandeiras verde-amarelas ou dos turistas com camisetas de seus times tudo foi perdoado. O feriado decretado em São Paulo e a liberação do expediente de trabalho para assistir ao jogo colaborou. Começou a febre tropical com o esporte mais popular do Brasil. O mar de pessoas com as camisetas da seleção brasileira promoviam uma cena emocionante. Hoje, em geral, foi um dia de folga para as críticas sobre o evento. Sandra Maria Neves, 52 anos, saiu de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, só para ver o estádio. Pegou um ônibus, o metrô e o trem e, uma hora e meia depois, chegou a Itaquera, onde a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) se converteu em um ponto turístico, com vista para a arena. “Olha que coisa mais linda. O coração até bate mais forte”, disse. Iris de Lima Rodrigues, 19, tirava fotos no canto da estação com o Itaquerão ao fundo. “Vim ver a bagunça. Agora vamos lá para perto do estádio”, afirmou.

Um grupo de pessoas contrárias ao evento, porém, marcou posição. Por volta das duas da tarde, quem seguia de metrô para o estádio era informado que a estação Carrão estava fechada, portanto era melhor descer antes ou depois. Motivo, segundo os funcionários: manifestantes vestidos de black blocs tentaram invadir a estação e quebrar tudo. Dezenas de manifestantes eram cercados por centenas de policiais para evitar que eles fechassem as linhas de acesso ao Itaquerão, em especial, a Radial Leste, a grande avenida de ligação da zona leste e o centro de São Paulo. Os tumultos, que contaram com bombas de gás lacrimogênio, por parte da polícia, e barricadas de lixo queimadas, do lado dos manifestantes, assustaram os moradores da região que reclamavam do excesso de violência. “Copa o caralho, esses estádios têm sangue de operários”, gritavam os jovens encapuzados. Durante as obras dos estádios, morreram nove trabalhadores.

Quem procurou evitar a zona de distúrbios, pôde ter acesso à linha de trem, que contava com duas opções. O expresso da Copa, impecável para impressionar os turistas, ou o velho e desgastado trem comum, que parava em todas as estações. Mas quem desembarcou na estação de metrô Corinthians Itaquera precisou andar ao menos 45 minutos para chegar na entrada do estádio.

O tempo de acesso até o estádio foi tema de polêmica, no mês passado, quando o ex-presidente Lula disse ser “babaquice” quem via problema em ir a pé do metrô até a entrada do Itaquerão."Nós nunca tivemos problemas em andar a pé”, disse Lula na ocasião. Felizmente, o sol não tornou a tarefa árdua, pois se chovesse, seria o caos.

O entusiasmo dos torcedores brasileiros e estrangeiros também fez o trajeto ficar menos pesado. Um grupo de mexicanos segurava um tablet com a mensagem: “Precisamos de quatro ingressos”. Mais à frente, um japonês com uma placa em português também tentava fazer uma compra. “Ofereceram-me um (bilhete) por 10 mil reais, mas aí é impossível”, contava um turista japonês. O ex-presidente também chegou a dizer que o Mundial seria o momento de o país mostrar sua cara e que “esconder pobre está fora de cogitação”. Dentro do estádio, porém, só havia representantes de classe média e a repórter do EL PAÍS só viu um negro, embora mais da metade da população do Brasil seja negra ou parda.

A presidenta Dilma Rousseff estava no Itaquerão ao lado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e da sua filha, Paula. A mandatária não discursou na abertura para não correr o risco de ser vaiada como na Copa dos Confederações no ano passado. Mas, não conseguiu evitar o grito de “Ei, Dilma, vai tomar no cu” da torcida minutos antes do jogo começar. A bronca veio logo depois do hino nacional, que foi acompanhado pela torcida em uníssono, uma cena emocionante que balançou as arquibancadas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_