Seleccione Edição

As entranhas da Torre de David

O que está escondido nos 195 metros de altura do arranha-céu abandonado no centro de Caracas e aos que alguns chamam "o inferno na Terra". Seu interior abriga 800 famílias e expresidiários.

  • A torre 'Cofinanzas' (Confianças) foi o sonho de David Brillenbourg, que queria ver o centro de Caracas convertido em um centro financeiro. Em 1994 a Venezuela atravessou uma crise bancária e uma das consequências desta crise foi o abandono da torre de 46 andares de altura que em 2007 foi invadida por mais de mil famílias. O emblemático edifico agora é chamado popularmente de "La torre de David" (A Torre de David).
    1A torre 'Cofinanzas' (Confianças) foi o sonho de David Brillenbourg, que queria ver o centro de Caracas convertido em um centro financeiro. Em 1994 a Venezuela atravessou uma crise bancária e uma das consequências desta crise foi o abandono da torre de 46 andares de altura que em 2007 foi invadida por mais de mil famílias. O emblemático edifico agora é chamado popularmente de "La torre de David" (A Torre de David).
  • A torre de 195 metros de altura alberga ao redor de 1.300 famílias. O estado das residências destas famílias se intui ao ver a fachada original, que foi retirada para abrir espaço para blocos e antenas de televisão satélite.
    2A torre de 195 metros de altura alberga ao redor de 1.300 famílias. O estado das residências destas famílias se intui ao ver a fachada original, que foi retirada para abrir espaço para blocos e antenas de televisão satélite.
  • Um jovem que se identifica como sindicalista da Torre de David em Caracas.
    3Um jovem que se identifica como sindicalista da Torre de David em Caracas.
  • Um grupo de amigos brinca com a bola na sala enquanto esperam a partida de 'La Vinotinto' (seleção de Venezuela) contra o Uruguai.
    4Um grupo de amigos brinca com a bola na sala enquanto esperam a partida de 'La Vinotinto' (seleção de Venezuela) contra o Uruguai.
  • Os apartamentos que se encontram no centro dos andares e carecem de janelas têm que pendurar a roupa molhada na própria sala.
    5Os apartamentos que se encontram no centro dos andares e carecem de janelas têm que pendurar a roupa molhada na própria sala.
  • Yohana vive no andar 16 e é mãe solteira. Explica que viver com crianças na torre é um desafio pelo risco contínuo ao que estão expostos.
    6Yohana vive no andar 16 e é mãe solteira. Explica que viver com crianças na torre é um desafio pelo risco contínuo ao que estão expostos.
  • A torre é um pequeno microcosmo no qual surgem vendedores informais que usam as fachadas de suas casas como vitrine, como esta mulher que abriu uma loja de roupas.
    7A torre é um pequeno microcosmo no qual surgem vendedores informais que usam as fachadas de suas casas como vitrine, como esta mulher que abriu uma loja de roupas.
  • O estacionamento serve como oficina para alguns habitantes da torre.
    8O estacionamento serve como oficina para alguns habitantes da torre.
  • Uma criança e um homem jogam basquete na quadra que se encontra no térreo da torre.
    9Uma criança e um homem jogam basquete na quadra que se encontra no térreo da torre.
  • Os espaços meio terminados da torre obrigam os moradores a caminhar próximos dos limites, uma atividade reservada aos mais ousados. De fato, foram numerosos os casos de pessoas que caíram do prédio.
    10Os espaços meio terminados da torre obrigam os moradores a caminhar próximos dos limites, uma atividade reservada aos mais ousados. De fato, foram numerosos os casos de pessoas que caíram do prédio.
  • No térreo existe uma quadra poliesportiva que permite realizar partidas tanto de basquete como de futsal. Mas, no geral, é uma zona de distração e ócio para os menores.
    11No térreo existe uma quadra poliesportiva que permite realizar partidas tanto de basquete como de futsal. Mas, no geral, é uma zona de distração e ócio para os menores.
  • Algumas famílias se unem para ajudar o vizinho a construir pouco a pouco seu apartamento.
    12Algumas famílias se unem para ajudar o vizinho a construir pouco a pouco seu apartamento.
  • A comunidade dentro da torre, organizada pela cooperativa Caciques da Venezuela, se encarrega da vigilância durante a maior parte do dia no estacionamento. Tentam evitar tanto que roubem quanto que pessoas alheias à torre entrem e saiam do edifício.
    13A comunidade dentro da torre, organizada pela cooperativa Caciques da Venezuela, se encarrega da vigilância durante a maior parte do dia no estacionamento. Tentam evitar tanto que roubem quanto que pessoas alheias à torre entrem e saiam do edifício.
  • Dentro da torre existem equipes de manutenção que se encarregam de manter, arrumar, recolher entulho e pintar os portões dos estacionamentos.
    14Dentro da torre existem equipes de manutenção que se encarregam de manter, arrumar, recolher entulho e pintar os portões dos estacionamentos.