Santillana vende Ediciones Generales a Penguin Random House para se centrar na área educativa
O selo editorial focará plenamente sua atividade na área educativa que, em 2013, contribuiu à companhia com 87% de seus rendimentos. O preço de venda foi de 72 milhões de euros
Santillana, empresa que pertence ao Grupo Prisa (editor do EL PAÍS), vendeu a Ediciones Generales a Penguin Random House, do grupo Bertelsmann. Trata-se dos selos comerciais Alfaguara, Taurus, Aguilar, Suma de Letras, Punto de Lectura, Altea, Fontanar e Objetiva. O preço de venda foi de 72 milhões de euros (234 milhões de reais). O anúncio foi feito hoje por Miguel Ángel Cayuela, Conselheiro Delegado da Santillana, e Markus Dohle, Diretor Geral da Penguin Random House.
Com esta operação, Santillana busca centrar e reforçar sua linha educativa com uma grande tradição e presença na Espanha e na América Latina, onde é líder neste âmbito. Santillana focará sua atividade na área da educação, que nos últimos anos vive uma grande conversão digital e pedagógica. Quer dar resposta aos desafios e singularidades dos novos modelos de ensino em cada país e contribuir para reduzir a brecha digital. Por esse motivo fica com as edições infantil e juvenil destinada aos colégios. No ano passado, Santillana Educativa representou 87% do volume de rendimentos de toda a companhia.
A partir de agora se abre um período de transição durante o qual deverão ser preenchidos os requisitos jurídicos e administrativos respectivos. Até então, as duas companhias trabalharão de maneira independente, no caso de Ediciones Generales nos 22 países onde tem presença: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Miguel Ángel Cayuela, conselheiro delegado da Santillana, disse: “Estes são tempos que exigem colocar todo o foco e esforço na atividade que desde as origens da companhia melhor define seu core business, e que é a educativa. Na inovação e na tecnologia, estamos vivendo uma transformação muito importante do setor, e temos a ilusão e a responsabilidade de converter a Santillana em ator relevante desta mudança”.
Depois destas transformações e prioridades por parte de Santillana, Armando Collazos, diretor global da Prisa Ediciones, expressou sua satisfação de que seja um grupo com a liderança internacional como Penguin Random House o que possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido nestes anos pelas equipes humanas de Ediciones Generales para ligar seus autores com seus leitores.
A operação, afirma Markus Dohle, da PRH, responde a dois dos principais objetivos estratégicos de seu grupo: fortalecer o compromisso com a publicação de livros em espanhol e incrementar seu potencial comercial e literário “em um dos mercados linguísticos mais dinâmicos do mundo, e estabelecer uma forte presença no Brasil”. Além disso, expressou seu contentamento pois esta foi a primeira aquisição internacional da Penguin Random House, formada em outubro de 2012.
Com esta operação, a PRH passa a formar um dos melhores catálogos editoriais do mundo ao somar vários prêmios Nobel.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.