Avião do Príncipe da Espanha faz pouso de emergência na República Dominicana

Dom Felipe voava a Honduras para participar da tomada de posse do novo presidente quando o avião apresentou uma nova avaria

O príncipe Felipe, na terça-feira passada, no fechamento do VII Fórum de Liderança Turística da Exceltur.
O príncipe Felipe, na terça-feira passada, no fechamento do VII Fórum de Liderança Turística da Exceltur.KIKO HUESCA (EFE)

O Príncipe encontra-se neste momento no aeroporto de Santo Domingo à espera de que os técnicos solucionem uma nova avaria no Airbus A-310, no qual viajam os membros da família real e do Governo. Trata-se do mesmo avião que lhe obrigou a cancelar uma viagem ao Brasil em 24 de novembro. Desta vez, o Príncipe viajava a Honduras para assistir a tomada de posse do novo presidente, Juan Orlando Hernández.

Depois de realizar a escala prevista em Santo Domingo e decolar, o piloto da aeronave decidiu regressar ao aeroporto da capital de República Dominicana quando o painel indicou problemas no tanque de combustível. Na ocasião anterior, em novembro, o avião não decolou por uma falha no sensor que provocava um curto-circuito no sistema de flaps da asa esquerda.

Os técnicos trabalham nestes momentos na avaria. Se, como na outra vez, não forem capazes de resolver em pouco tempo, o Príncipe concluiria o trajeto até Honduras em outro avião. Ele deveria ter participado de uma reunião hoje ao meio dia com o presidente que deixa o governo, Porfirio Lobo, quem já estava esperando no aeroporto hondurenho para recebê-lo com honras.

O Governo tem dois Airbus A-310 para as viagens do presidente e os membros da família real. Foram comprados de segunda mão da Air France em 2003 por 172 milhões de euros, durante o governo de José María Aznar. Naquele momento foi uma compra polêmica porque os aviões tinham 12 e 13 anos de uso e adquirir dois novos e com melhor tecnologia da própria Airbus teria custado 60 milhões menos (30 por avião).

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: