_
_
_
_
_
CONFERÊNCIA DE GENEBRA II

O regime sírio e os opositores aceitam negociar diretamente

A delegação oficialista ameaçou deixar a cúpula se não visse avanços substanciais

O ministro de Assuntos Exteriores sírio, Wallid Muallem, em Genebra nesta sexta-feira.
O ministro de Assuntos Exteriores sírio, Wallid Muallem, em Genebra nesta sexta-feira.JAMAL SAIDI (REUTERS)

O mediador das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, conseguiu fazer, no primeiro dia de diálogo bilateral entre o regime de Bashar al-Assad e os opositores, com que ambas as partes aceitem se reunir em uma mesma sala. Que um dia inteiro nas primeiras negociações entre as partes, após quase três anos de conflito e 130.000 mortes, se investisse em um procedimento como permitir que as delegações dessem as caras entre si destaca a precariedade desta cúpula, que teve início na quarta-feira com as expectativas muito baixas e sem prazos ou objetivos claros.

“Encontrei-me com as delegações da oposição e do governo em separado, ontem e hoje de novo, e amanhã [sábado] esperamos, assim pactuamos, que todos nos reunamos na mesma sala”, disse Brahimi em uma coletiva de imprensa em Genebra, na qual acrescentou que está claro para ambas as partes que a base da negociação é o comunicado de Genebra I, elaborado em 2012 em uma cúpula na qual participaram entre outros a ONU, os EUA e a Rússia, e que faz um apelo para uma transição política na Síria para se colocar um ponto final no conflito armado.

Essa possibilidade de sentar-se frente a frente em uma mesma sala colocou anteriormente em risco as negociações. A opositora Coalizão Nacional Síria se negava a falar diretamente com a delegação oficialista se esta não aceitasse previamente que na Síria deve haver uma transição política. 

Os meios de comunicação oficiais sírios informavam nesta sexta-feira que o ministro sírio de Assuntos Exteriores e líder da delegação do regime, Walid Muallem, tinha notificado Brahimi de que “se não houvesse encontros sérios amanhã [sábado], a delegação oficial síria abandonaria Genebra”. Outro oficial da pasta, Faisal Muqdad, queixou-se posteriormente de que os opositores “não querem a paz, só vêm negociar com condições prontas”.

Na verdade, a condição prévia é apenas uma: que o regime aceite os princípios de Genebra I, que, segundo Brahimi, continuam sendo “a parte central” desse processo de diálogo.

Apesar das dúvidas iniciais sobre sua presença, a Coalizão Nacional Síria deu garantias de que negociará em Genebra enquanto o processo durar e de que não abandonará antes do regime. Segundo disse o líder opositor Ahmad Jarba em conferência de imprensa na quinta-feira, seu objetivo é o de que o mundo veja que o regime “já é um cadáver”. Depois do sermão do ministro de Exteriores na quarta-feira, Jarba disse: “O mundo tem provas suficientes de que Assad não pode ser mantido no poder”.

Com respeito à possibilidade de que a conferência chegue a algum acordo, Brahimi disse que no primeiro dia de encontros separados houve “sinais de esperança” embora não se tenha debatido “nenhum dos assuntos cruciais”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_