Obama visitará o Papa no Vaticano em 27 de março, como parte da sua gira europeia
Segundo a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos espera abordar com o Pontífice “seu compromisso partilhado de lutar contra a pobreza e a crescente desigualdade”
Com uma gira europeia em março que lhe levará à Holanda, Bélgica e Itália, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará o papa Francisco no Vaticano no dia 27 desse mesmo mês. Segundo o comunicado da Casa Branca, o presidente espera abordar com o Papa “seu compromisso partilhado de lutar contra a pobreza e a crescente desigualdade”.
Será a primeira vez que Obama e Francisco se encontram, quando se completa um ano da eleição de Jorge Mario Bergoglio à frente da Igreja de Roma. No passado dia 14, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, depois de um longo encontro com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, anunciou que “o presidente Obama tinha muita vontade de se reunir com o Papa”, já que têm, segundo disse, um interesse comum de “lutar juntos contra a pobreza extrema”. Em dezembro, o presidente citou o Papa em um discurso e comprometeu-se a dedicar seus últimos anos na Casa Branca a combater a crescente brecha entre ricos e pobres nos Estados Unidos.
Desde sua chegada à Santa Sede, o papa Francisco, primeiro Pontífice latino-americano, foi definido por sua singeleza e estilo sóbrio, e foi eleito personagem do ano pela revista norte-americana Time. O Papa do Povo, segundo definiu a Time, tem "o papel de mudar a percepção da Igreja católica" entre seus fiéis e aqueles não seguem seu credo.
Segundo a Casa Branca, a gira europeia de Obama será de 24 a 26 de março em um congresso mundial em Holanda, sobre prevenção de terrorismo nuclear e no qual participarão cerca de 60 chefes de Estado.
O presidente norte-americano participará também de uma cúpula em Bruxelas entre Estados Unidos e Europa, onde serão tratados temas como o Tratado de Livre Comércio ou os polêmicos casos de espionagem eletrônicos a escala mundial, revelados por Edward Snowden.
A viagem também significará a primeira visita oficial de Obama a dois organismos da União Europeia -o Conselho Europeu e a Comissão Europeia-, agregou a Casa Branca. O porta-voz de Obama disse que durante sua estadia em Bruxelas, o presidente se reunirá com servidores públicos da UE e com o secretário geral da OTAN. Em Roma, se reunirá com o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, e com o presidente do país, Giorgio Napolitano.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.