_
_
_
_

A ministra da Cultura anula uma nomeação da amante de Hollande

Gayet foi nomeada para fazer parte do júri de Vila Médicis, um instituto francês em Roma

François Hollande e Julie Gayet.
François Hollande e Julie Gayet.Sean Gallup (Getty Images)

O vaudevile sobre a vida privada do presidente francês François Hollande torna-se cada vez mais público. A ministra da Cultura, Aurélie Filipetti, decidiu cancelar hoje a nomeação oficial da atriz e produtora de cinema Julie Gayet, amante do chefe do Estado, como membro do prestigioso júri que decide os estagiários da Vila Médicis, um instituto francês em Roma. A nomeação foi publicada no site da Vila Médicis, mas pela polêmica criada e pela "situação extraordinária", Filipetti decidiu retificar.

Segundo informa em sua edição de hoje a publicação satírica Le Canard Enchainé, a ministra queria conquistar o presidente nomeando sua amante para esse cargo, que não é remunerado mas dá currículo e prestígio, já que todos os anos um comitê composto por quatro grandes personalidades do mundo da cultura é eleito, além de três membros fixos de pleno direito.

Embora no site do Instituto francês em Roma, situado na colina de Trinitá dei Monti, já se considerava um fato a nomeação de Gayet e de outros três júris nesta manhã, o ministério assegurou que a ordem oficial ainda não tinha sido assinada e que Filipetti não nomeará a Gayet .

Uma porta-voz da ministra desmentiu "categoricamente" a informação de Le Canard e disse que Filipetti "não estava a par da nomeação de Julie Gayet", já que "era apenas uma proposta do diretor de Vila Médicis", Eric de Chassey.

Tentando parecer neutra e não afrontando o presidente, a ministra enviou uma declaração à imprensa que afirma: "Não terei em conta a proposta de Eric de Chassey para nomear a Julie Gayet membro do júri da Vila Médicis. Vista sua trajetória de atriz e produtora, Julie Gayet está perfeitamente qualificada para essa tarefa, que, insisto, não é remunerada. Mas dada a particular situação, não vou nomeá-la".

O espanto era nítido esta manhã na Vila Médicis. As pessoas mais próximas a Eric de Chassey afirmam que a lista anunciada no site é apenas uma proposta e reitera que "Gayet é uma pessoa tão qualificada quanto as outras".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_