_
_
_
_
_

Milhares de voos cancelados no nordeste dos EUA pela tormenta Hércules

O frio, o vento e a neve, que chegou a mais de 45 centímetros em alguns pontos, obriga a fechar escolas e estradas

Yolanda Monge
Pedestres caminham por uma rua nevada em Nova York.
Pedestres caminham por uma rua nevada em Nova York.SEBASTIAN GABRIEL (EFE)

Um terço dos Estados Unidos amanheceu nesta sexta-feira coberto de neve, após a primeira tormenta do ano, que afetou mais de 100 milhões de pessoas em 22 estados e provocou o cancelamento de mais de 2.000 voos, o fechamento de escritórios federais e prolongou as férias de natal quando as aulas já recomeçavam.

Ventos gelados, precipitações de até 45 centímetros de neve na zona de Nova Inglaterra e uma sensação térmica superior aos vinte graus abaixo de zero em alguns pontos. Esta situação levou as autoridades estatais a recomendar que os cidadãos permanecessem em suas casas e só circulassem pelas estradas se fosse absolutamente necessário, já que eram “extremamente perigosas”, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, siglas em inglês). As nevascas mais intensas caíram do centro de Nova York até a costa de Massachusetts, segundo o NWS. Além disso, estavam previstas possíveis “nevascas ao leste de Long Island e na costa de Massachusetts”, enquanto as temperaturas baixavam a medida que o temporal avançava para o centro-oeste do país.

“Sem dúvida entramos no inverno de forma muito brusca”, declarou Mike Musher, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia. Nova York chegou a acumular cerca de 30 centímetros de neve, ventos de mais de 50 quilômetros por hora e mais de 20 graus abaixo de zero. Nesse Estado, uma mulher com Alzheimer foi encontrada morta congelada em um pátio após ter saído desorientada de sua casa, informa a agência EFE. Na Filadélfia, um trabalhador de serviços públicos faleceu quando a máquina para remover a neve que ele dirigia se chocou contra um monte de sal. Segundo a agência Associated Press o número de mortos relacionados com a tormenta se elevou a 14.

Os bairros do norte de Boston foram cobertos por mais de 60 centímetros de neve e o Governador de Massachusetts, Deval Patrick, impôs limites de velocidade especiais nas estradas, que, por enquanto, não estavam fechadas. Massachusetts acumula tormentas, já que Hércules se somou à neve e ao frio deixados por uma nevasca anterior.

Milhares de voos comerciais –nacionais e internacionais- foram cancelados e o aeroporto Kennedy de Nova York ou o O'Hare de Chicago estavam fechados por falta de visibilidade. Segundo o portal FlightAware.com, informa sobre o trânsito aéreo os EUA, mais de 2.000 voos foram cancelados e 7.000 estavam atrasados. As companhias de ônibus Greyhound e Peter Pan suspenderam quase todas suas rotas entre Boston e Nova York. A rede de trens Amtrak operou com um horário modificado devido às inclemências do tempo.

Os governadores de Nova York e Nova Jersey, Andrew Cuomo y Chris Christie, declararam o estado de emergência em seus respectivos estados. Na sexta-feira, o de Connecticut, Dannel Malloy, confirmou à CNN o fechamento da maioria dos centros educativos. A interrupção das atividades foi uma constante na região afetada pela tormenta. Instituições como a ONU, em Nova York, ou tribunais federais, de Nova Jersey, fecharam suas portas por precaução.

As fortes nevascas acompanhadas de temperaturas muito baixas serão “uma combinação brutal”, advertiu na quinta-feira o meteorologista Tom Moore, do Weather Channel: “Os mais vulneráveis estão em sério perigo”, explicou Moore em referência a moradores de rua, bebês e idosos que vivem sem calefação. “É um conjunto de circunstâncias muito, muito perigoso”, disse o governador de Massachusetts, quem autorizou a todos os empregados públicos do Estado a voltar a suas casas às três da tarde da quinta-feira.

O novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu aos nova-iorquinos que não saiam às ruas. "Fiquem em casa, se não precisem, não saiam", recomendou em previsão do agravamento das condições climáticas.

Para quem pensava que o mais difícil já havia passado depois da nevasca, o Serviço Nacional de Meteorologia informou que depois de uma breve recuperação das temperaturas, o fim de semana estaria composto por gelo e mais frio.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_