_
_
_
_

O papa Francisco anuncia que irá à Argentina em 2016

O pontífice voltará ao seu país no aniversário de 200 anos da declaração de independência

Francisco Peregil
O Papa com os jogadores de San Lorenzo.
O Papa com os jogadores de San Lorenzo.L'OSSERVATORE ROMANO / HANDOUT (DIARIO AS)

Francisco não visitará Argentina até julho de 2016, três anos depois de ser eleito papa. O pretexto escolhido será a celebração de um Congresso Eucarístico que será celebrado na província de Tucumán. A data coincide com o bicentenário da declaração de independência de Argentina, proclamada precisamente no Congresso de Tucumán em 9 de julho de 1816. Nesse dia, um novo mandatário argentino será responsável em receber o primeiro papa da América Latina, já que o mandato da atual presidenta, Cristina Fernández de Kirchner, acaba em 2015.

O Papa informou sobre seus planos a uma delegação de San Lorenzo de Almagro, a equipe de futebol proclamada no último domingo campeã do torneio inicial argentino. Embora amigos íntimos de Francisco sustentem que nunca ouviram comentário algum sobre futebol, o Papa declarou em mais de uma ocasião que é torcedor da equipe e que reza por ela. Por isso, na terça-feira, um dia depois do aniversário de 77 anos do papa, uma delegação do San Lorenzo chegou ao Vaticano para presenteá-lo com a taça que ganhou no domingo. “Estão malucos”, falou Francisco para eles, “como vão vir até aqui só para me dar o troféu?”. Em seguida, comentou sua intenção de viajar à Argentina em 2016.

Alguém perguntou a ele como está levando o desgaste do poder e, segundo informa o diário La Nación, a resposta do Papa foi:

-Não perdi a paz.

A notícia de sua visita foi comunicada à imprensa por meio dos mandatários do clube de futebol. O vice-presidente do clube, Marcelo Tinelli, famoso apresentador da televisão argentina, informou que o Papa os recebeu durante 40 minutos e que lembraram episódios familiares. Horas mais tarde, a notícia seria confirmada no Twitter por meio da conta oficial da Academia Pontificia de Ciencias.

A notícia gerou os clássicos comentários humorísticos na rede social por parte de centenas de argentinos: “Atualizem o Papa; digam a ele que não sabemos se a Argentina vai continuar existindo até esse ano”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_