Ferido em um atentado o ex-primeiro ministro grego Papademos
Carta-bomba explodiu no interior de seu carro
Lucas Papademos, primeiro-ministro tecnocrata da Grécia entre 2011 e 2012, ficou gravemente ferido ao abrir um envelope com explosivos em seu veículo blindado quando este circulava pelo centro de Atenas. Seus dois guarda-costas sofreram ferimentos leves. Papademos, de 69 anos, foi trasladado ao hospital Evanguelismos, onde passou por cirurgia por causa dos ferimentos no peito e nas pernas e tratamento para problemas respiratórios, mas sua vida não corre perigo, segundo fontes médicas e policiais.
“Condeno inequivocamente o atentado contra Lucas Papademos e desejo uma breve recuperação a ele e às pessoas que o acompanhavam”, declarou o primeiro-ministro Alexis Tsipras, em Bruxelas, onde se encontrava quando houve a explosão, por volta das 18h30, hora local (12h30 em Brasília).
Todos os indícios apontam para um atentado, embora nenhum grupo tenha reivindicado a autoria até o fim do dia. A assinatura, porém, parece clara: um obscuro grupo anarquista, a Conspiração das Células de Fogo, responsável por uma série de ataques contra políticos locais e sedes de partidos, além do envio de explosivos de baixa potência a embaixadas europeias em Atenas e sedes de instituições financeiras em 2010, em um dos picos da atividade do grupo.
Embora a vida de Papademos não corra perigo, segundo fontes policiais e hospitalares, o ataque desta quinta-feira foi o mais grave de uma longa série contra alvos europeus, entre os quais se incluem o pacote com explosivos destinado aos escritórios do ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, em Berlim, e a carta-bomba remetida à sede do Fundo Monetário Internacional em Paris, que feriu uma funcionária. No total, em março foram neutralizados oito pacotes com explosivos.
A Conspiração das Células de Fogo surgiu em 2008, coincidindo com os graves distúrbios causados pelo assassinato de um jovem pela polícia em Atenas, e protagonizou graves episódios próximo de uma guerrilha urbana. Em teoria desarticulado, e com uma vintena de seus membros na prisão, apareceu e desapareceu de cena como o Guadiana, coincidindo com os piores episódios da crise. Houve uma trégua em suas ações durante os primeiros meses do Governo do Syriza, mas os ataques voltaram a se intensificar ultimamente. Na terça-feira foi interceptado em uma agência dos correios de Atenas um envelope com balas dirigido ao secretário-geral da Fazenda da Grécia. Os Estados Unidos consideram a Conspiração das Células de Fogo –que não é o único, mas o mais notório dos grupos do nebuloso e forte movimento anarquista grego– uma organização terrorista.
O tecnocrata Papademos, que exerceu um papel parecido ao de Mario Monti na Itália quando este substituiu Silvio Berlusconi, tinha sido presidente do Banco da Grécia e vice-presidente do Banco Central Europeu, na gestão de Jean-Claude Trichet, antes de assumir a chefia do Governo como interino, em um período crucial: entre a demissão forçada, em outubro de 2011, do socialista Yorgos Papandreu, até então primeiro-ministro, por propor um referendo sobre um segundo resgate –que no final seria firmado em 2012– , e as eleições antecipadas em dois turnos (depois do primeiro não foi possível formar Governo) em maio e junho de 2012, e que deram por fim o poder a uma coalizão de conservadores e social-democratas sob o comando de Andonis Samarás. Durante seu efêmero mandato foi firmado um acordo para a redução da dívida grega em mãos privadas.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.