_
_
_
_
_

Homem mata idoso em Cleveland e transmite ao vivo pelo Facebook

Polícia procura o suspeito, descrito como “armado e perigoso”, que matou vítima aleatória

Imagem do suspeito Steve Stephens.
Imagem do suspeito Steve Stephens.

A polícia de Cleveland (Ohio, EUA) procura um homem “armado e perigoso” que matou um septuagenário e transmitiu o crime ao vivo pelo Facebook (através da ferramenta Facebook Live), neste domingo, 16 de abril, segundo comunicado da polícia local. O suspeito, que afirma ter matado mais pessoas, fugiu após assassinar o homem num Ford Fusion branco com placas de licenciamento temporário.

Mais informações
Como as redes sociais mudaram a forma de lidar com o luto e a morte
“Cometi um pequeno erro que fez da minha família uma estrela no Youtube”
O cérebro revela o truque das notícias virais

O indivíduo – identificado como Steve Stephens, de 37 anos e morador de Cleveland – havia escrito em seu perfil do Facebook, antes do assassinato, que queria matar alguém. Nas suas mensagens, culpava sua ex-namorada, Joy Lane, pelas atrocidades que planejava cometer.

A polícia confirmou que Stephens escolheu sua vítima ao acaso: um homem de 74 anos, identificado como Robert Godwin, pai de nove filhos e avô de 14 netos. A vítima cruzou o caminho de Stephens por volta das 14h (15h em Brasília), quando passeava tranquilamente pelo bairro de Glenville.

No vídeo, que o Facebook retirou, se vê que Stephens dirige seu carro dizendo “encontrei alguém que eu vou matar, esse sujeito aqui, esse velho”. Em seguida, desce do veículo e diz ao homem que pronuncie o nome “Joy Lane”, porque “ela é a razão” do que está prestes a lhe acontecer. A vítima tenta dizer que não sabe do que o rapaz está falando, mas Stephens atira a sangue frio. Depois, volta para o carro com a intenção de encontrar novos alvos.

Além de transmitir o assassinato ao vivo pela rede social, num vídeo posterior ele afirma ter matado 15 pessoas no domingo de Páscoa. Entretanto, a polícia só confirmou o assassinato do idoso que foi transmitido pelo Facebook, mas investiga as afirmações de Stephens sobre os outros supostos homicídios.

Em seu perfil do Facebook, onde se chamava Stevie Steve, e que a rede social já apagou, Stephens publicou uma mensagem sobre Joy Lane: “Passei três anos com essa vagabunda, quem dera nunca a tivesse conhecido”. “Perdi tudo o que tinha. Não vou entrar em detalhes, mas cheguei ao limite, estou realmente na merda. Facebook, você tem quatro minutos para me dizer por que eu não deveria estar no corredor da morte. Estou falando sério. #equipecorredordamorte”, escreveu em outro post.

A mulher, que se encontra sob custódia policial, disse à CBS News numa mensagem de texto: “Tivemos um relacionamento durante vários anos. Lamento que tudo isto tenha acontecido. Meu coração e minhas orações estão com a família da vítima. Steve é realmente um bom sujeito… É generoso com todo mundo que conhece. Foi amável e amoroso comigo e com meus filhos. Este é um momento muito difícil para mim e minha família. Por favor, respeitem nossa privacidade neste momento”.

Stevens trabalhou para a Beech Brook, uma instituição que se dedica a atender crianças com problemas mentais. No vídeo, o suspeito mostra o emblema da Beech Brook, que por enquanto não se pronunciou.

A polícia de Cleveland mantém uma grande mobilização para localizar Stephens, descrito como um homem calvo, com barba abundante, camiseta de listras azuis e dirigindo um carro branco, como se vê no vídeo. Segundo a rede CNN, o FBI está colaborando com a polícia local.

Os agentes não ofereceram mais detalhes do incidente, mas afirmam que o suspeito está armado e é perigoso, e pedem aos cidadãos que se protejam em suas casas e não se aproximem dele se o virem. Segundo os agentes, Stevens pode ter saído de Ohio, por isso recomendaram aos moradores de Indiana, Michigan, Nova York e Pensilvânia que fiquem em alerta.

Calvin Williams, porta-voz da polícia local, dirigiu-se ao suspeito numa entrevista coletiva para lhe pedir que se entregue às autoridades, porque “claramente tem um problema”, e seus atos deste domingo “não têm sentido”.

“Todo mundo está procurando Steve. Queremos que isto termine o mais pacificamente possível, e queremos que se entregue. Isto precisa acabar hoje”, salientou Williams. O prefeito da cidade, o democrata Frank Jackson, pediu a Stephens que “não cause mais danos”, porque as autoridades sabem quem ele é e “vão capturá-lo”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_