_
_
_
_

O presidente da Irlanda inicia uma visita histórica ao Reino Unido

A rainha Elizabeth recebe Michael Higgins calorosamente na primeira viagem de Estado de um presidente irlandês a Londres

A rainha Elizabeth conversa com o presidente da Irlanda.
A rainha Elizabeth conversa com o presidente da Irlanda.J. T. (AFP)

Tão perto e tão longe. Compartilham fronteira e milhares de cidadãos irlandeses vivem, trabalham e inclusive votam nas eleições britânicas. Mas, até esta semana, nenhum presidente da República da Irlanda havia pisado o Reino Unido em uma visita de Estado. Embora o presidente Michael Higgins e sua esposa Sabina chegassem a Londres na segunda-feira no meio da tarde, a visita começou somente nesta terça-feira. É uma resposta à realizada pela a rainha Elizabeth à República, em maio de 2011.

Naquele momento, o temor inicial era que a soberana britânica fosse recebida com frieza popular e protestos dos radicais, mas se transformou em uma apoteose de cordialidade e reconciliação entre dois países que se amam e se odeiam quase com a mesma intensidade.

A rainha correspondeu ao calor e a cortesia com que foi recebida alojando o casal Higgins no castelo de Windsor, nas periferias de Londres, um cenário mais acolhedor que as pomposas e frias estâncias do palácio de Buckingham. Uma honra que a rainha só concede a membros da realeza ou a políticos próximos, como o presidente norte-americano Ronald Reagan em 1982.

Como manda o protocolo, Higgins, que cumprirá 73 anos no próximo dia 18, recebeu os cumprimentos do príncipe de Gales na manhã desta terça-feira na embaixada irlandesa, em nome da rainha. Durante a tarde, o presidente irlandês visitou a abadia de Westminster e posteriormente as duas câmaras do parlamento no palácio de Westminster, ao lado. "Estou aqui, em um momento em que as relações entre nossas duas ilhas têm uma proximidade e cordialidade que pareciam inalcançáveis", disse o líder em seu discurso ante os deputados.

Higgins também receberá o líder da oposição, Ed Miliband, em Windsor, antes do banquete de Estado oferecido pela rainha. Entre os 200 convidados se destaca a presença de Martin McGuinness, número dois do governo autônomo da Irlanda do Norte e também número dois do republicano Sinn Fein, além de ter sido membro do já dissolvido Exército Republicano Irlandês (IRA).

McGuinness cumprimentou a rainha em sua visita a Dublin em 2011. Hoje jantará em sua casa. É um passo mais para a reconciliação entre as duas comunidades que se enfrentaram durante décadas e que desde 1998 aceitaram que somente a via política e pacífica é aceitável na hora de superar suas diferenças.

Durante estes dias, o presidente Higgins se encontrará com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Downing Street; visitará os estábulos de Park House em Newbury; a catedral de Coventry; o teatro de Shakeapeare em Stratford-upon-Avon e assistirá um concerto no Royal Albert Hall.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_