Nasce EL PAÍS México
Jornal reforça a cobertura do continente americano com uma nova edição
EL PAÍS inicia neste 1º de julho um de seus projetos mais importantes nos últimos tempos: o lançamento de uma nova edição digital no México. A redação do jornal na Cidade do México, a maior, depois da de Madri, dá mais um passo para reforçar a cobertura jornalística da região. “Há uma redação cheia de jornalistas jovens e brilhantes, com muita força e iniciativa, cobrindo a atualidade mexicana. Acreditamos que temos importância suficiente para poder oferecer uma edição específica aos leitores”, enfatizou o editor do jornal, Javier Moreno. Além do noticiário do dia a dia e reportagens em profundidade em vários formatos, EL PAÍS aumentará a aposta em análises e colunas de personalidades mexicanas relevantes para ajudar na compreensão da complexa realidade desse país da América do Norte.
Trinta jornalistas integram a redação, a maior do EL PAÍS na América. No México ―o país com a maior população de língua espanhola do mundo, com quase 130 milhões de habitantes― também é coordenada a edição América, com equipes e correspondentes nos Estados Unidos, Colômbia e Argentina, entre outros lugares. O jornal também possui uma forte redação no Brasil, que supre sua edição em português.
Em maio, quase 8 milhões de visitantes únicos acessaram o EL PAÍS a partir do México. Com o objetivo de ampliar e aprofundar as informações para esses e outros leitores, nos últimos meses profissionais especializados em assuntos e formatos foram incorporados à redação mexicana. A equipe de jornalistas, fotógrafos, infografistas e desenvolvedores permitirá produzir mais e melhores artigos, dedicar tempo à pesquisa e adaptar todo o conteúdo às diferentes plataformas das quais os leitores acessam EL PAÍS.
O editor do jornal e até algumas semanas atrás diretor da edição da América, Javier Moreno, destaca que, embora o EL PAÍS México esteja saindo à luz agora, o jornal não pode ser entendido sem o México: “Desde o nascimento do jornal, em 1976, uma legião de intelectuais, escritores, artistas e políticos mexicanos escolheu suas páginas para transmitir suas ideias, defender seus projetos e dividir suas inquietações com o restante do mundo. O jornal, por sua vez, se ocupou em profundidade da sociedade mexicana, tanto suas preocupações como suas batalhas para consolidar os avanços econômicos, sociais e das liberdades democráticas”.
EL PAÍS é o principal meio de comunicação em espanhol, com 84 milhões de leitores todo mês, dos quais metade reside no continente americano.