_
_
_
_
_

Brasil tem primeiro morto por coronavírus: um homem de 62 anos, com doenças pré-existentes

Paciente de São Paulo tinha diabetes e hipertensão, doenças agravantes para o novo vírus, e veio a óbito em seis dias. Outras quatro mortes na mesma rede hospitalar estão sendo investigadas

Primeiro óbito no Brasil fazia parte do grupo mais sensível à doença: maiores de 60 anos e com comorbidades.
Primeiro óbito no Brasil fazia parte do grupo mais sensível à doença: maiores de 60 anos e com comorbidades.Oscar J. Barroso (Europa Press)
Marina Rossi

O Brasil confirmou nesta terça-feira a primeira morte por coronavírus no país. Trata-se de um homem, de 62 anos, que tinha diabetes e hipertensão. Ele não tinha histórico de viagem para o exterior e estava internado em um hospital privado na cidade de São Paulo. O nome do local não foi revelado. De acordo com o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus do Estado de São Paulo, o paciente começou a apresentar os sintomas no dia 10 de março, foi internado no dia 14 e morreu nesta segunda-feira, seis dias, portanto, após o registro dos primeiros sintomas.

Mais informações
Miembros de la Unidad Militar de Emergencias (UME) realizan trabajos de limpieza en una residencia para mayores en Valencia, este martes.
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
Medical staff member rests at a control station at the border crossing with Germany in Rozvadov, Czech Republic, Friday, March 13, 2020. The Czech Republic is renewing chedks on the borders with Austria and Germany at midnight Friday, and is barring entry to citizens from 15 "risk countries" due to the outbreak of the new coronavirus. (AP Photo/Petr David Josek)
Geometria de uma pandemia do coronavírus
Taipei (Taiwan), 03/03/2020.- Pupils sitting behind partition boards attend a class given by teacher Chen Ting-fang (L) at Dajia Elemental School in Taipei, Taiwan, 03 March 2020. The school prepared the boards, made with PP Corrugated Board, to prevent infection of Covid-19 coronavirus by saliva when pupils talk, cough, sneeze or eat lunch in the classroom. EFE/EPA/DAVID CHANG
Como o coronavírus se compara com a gripe? Os números dizem que ele é pior

O infectologista afirmou que estão sendo investigadas outras quatro mortes ocorridas na mesma rede hospitalar onde o paciente de 62 anos faleceu. Ele não soube precisar se todos estavam no mesmo hospital. A cidade de São Paulo é o epicentro da doença no Brasil neste momento, com ao menos 154 casos confirmados da doença, dos 162 do Estado (sendo oito na Grande SP) e 234 no país, confirmados pelo Ministério da Saúde.

Nesta nova fase da doença, o Brasil começa a entender algumas das suas dinâmicas. Segundo Uip, já é possível saber que o período de incubação do vírus é mais curto do que se imaginava, na média, de três a oito dias. “Com isso, pediremos ao Ministério da Saúde que mude o critério da quarentena, dos 14 atuais para 10 dias”, afirmou Uip, justificando que isso permitiria um menor impacto econômico.

A primeira morte no Brasil foi de uma pessoa que fazia parte do grupo mais sensível à doença: idosos, com mais de 60 anos, portadores de alguma comorbidade. “O óbito se enquadra naquilo que já sabíamos”, afirma Uip. De acordo com os últimos dados oficiais da Itália, país onde já morreram 2.158 pessoas, a letalidade é de 9,6% entre pessoas com 70 anos ou mais, 16,6% entre os com 80 anos ou mais, e de 19% entre aqueles que têm 90 anos ou mais.

Além disso, levantamentos internacionais mostram que o coronavírus não só se espalha mais rápido e contamina mais pessoas do que a gripe, como também é mais letal. Em Wuhan, cidade chinesa que foi o primeiro epicentro da epidemia, 2% dos doentes detectados morreram, e fora de lá a cifra se aproxima de 0,7%, segundo a OMS. São taxas entre 3 e 20 vezes maiores que a da mortalidade da gripe comum (0,13%) e da gripe H1N1 (0,2%).


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_