_
_
_
_
_

Acidente ferroviário mata ao menos 48 pessoas em Taiwan

Trem descarrilou após colidir com um veículo de manutenção na entrada de um túnel

Imagem do acidente ferroviário em Taiwan, publicada pelo @Hualienfastnews no Facebook e distribuída pela Reuters. Em vídeo, imagens do resgate. Vídeo: Facebook @Hualienfastnews (Reuters) / epv
Mais informações
Uma ‘hacker’ para digitalizar Taiwan
Torre Tao Zhu Yin Yuan em Taipé.
Bosque urbano toma forma em edifício de Taiwan
Vários cachorros em uma jaula de um mercado asiático.
Taiwan proíbe o consumo de carne de cachorro e de gato

O descarrilamento de um trem deixou pelo menos 48 mortos e 118 feridos nesta sexta-feira em Taiwan, segundo a Polícia Ferroviária da ilha. O acidente ocorreu numa composição da linha Taroko Express com 350 passageiros, que se chocou contra um veículo de manutenção na entrada do túnel de Daqingshui, segundo a agência de notícias CNA. Dezenas de pessoas permanecem presas em um dos vagões que saíram dos trilhos. É o pior acidente em meios de transporte de Taiwan nas últimas décadas.

O trem liga Taipé, a capital, no extremo norte da ilha, a Taitung, no sul. Trata-se de uma linha rápida, cujos trens circulam a uma velocidade aproximada de 180 quilômetros por hora. A composição levava 350 passageiros, sua capacidade máxima. Esta sexta-feira é a véspera do Qingming, o dia de finados oriental, no qual é costume visitar os cemitérios e limpar as tumbas de parentes falecidos.

O descarrilamento ocorreu por volta de 9h30 (22h30 de quinta em Brasília) na altura de Hualien, uma localidade da costa leste, informou o ministro dos Transportes de Taiwan, Lin Chia-lung, em sua página oficial do Facebook. De acordo com as primeiras informações fornecidas pela agência oficial de notícias taiwanesa, a Central News Agency (CNA), um veículo de obra “mal estacionado” teria deslizado até parar na trajetória do trem. “Nosso trem se chocou contra um caminhão”, relatou um homem a uma TV local. Imagens feitas pela equipe de bombeiros mostram o que parecem ser os restos do veículo causador da colisão, reduzido a sucata.

Interior do túnel onde o trem descarrilou parcialmente.
Interior do túnel onde o trem descarrilou parcialmente. HANDOUT (AFP)

Metade do trem ficou dentro do túnel. Aproximadamente cem pessoas foram resgatadas até agora dos quatro vagões frontais, enquanto que os quatro traseiros ficaram deformados por causa do impacto, o que dificulta a operação de resgate. Por volta do meio-dia (hora local), 200 passageiros permaneciam dentro do trem. Seu maquinista ainda não foi localizado.

A costa leste de Taiwan é um destino turístico muito popular, e a linha que a percorre é famosa por seus túneis. O último acidente ferroviário na ilha datava de 2018, quando 18 pessoas morreram e 175 ficaram feridas após o descarrilamento de um trem no noroeste do território. Investigações posteriores revelaram que o condutor excedeu o limite de velocidade e desativou manualmente os sistemas de proteção. O acidente mais letal até agora havia sido registrado em 1981, quando outra colisão tirou a vida de 30 pessoas.

O gabinete da presidenta Tsai Ing-wen declarou que a chefa de Estado ordenou aos hospitais que se preparem para acolher muitas vítimas. “A prioridade absoluta agora é socorrer as pessoas presas nas ferragens”, informou seu gabinete em nota.

A linha ferroviária do leste de Taiwan é um atrativo turístico porque percorre sua esplêndida e menos povoada costa oriental. Através de múltiplos túneis e pontes, serpenteia pelas montanhas e espetaculares cânions antes de descer pelo vale do Huadong.

Imagem aérea do local do acidente, fornecida à AP pelo serviço nacional contra incêndios de Taiwan.
Imagem aérea do local do acidente, fornecida à AP pelo serviço nacional contra incêndios de Taiwan.AP

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_