Secretário interino de Segurança Nacional de Trump renuncia
Chad Wolf anunciou sua saída após adiantar a operação especial de segurança para a posse de Biden em uma semana
Chad Wolf, secretário interino do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira. A renúncia de Wolf se soma a uma série de altos funcionários da administração Donald Trump que se afastaram após o ataque ao Capitólio na semana passada. Peter Gaynor, administrador da Agência Nacional de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), tomará posse a partir da meia-noite de terça-feira.
A última ação de Wolf foi adiantar em uma semana, a partir de 13 de janeiro, a operação especial de segurança para a posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para o dia 20 deste mês. O FBI, o Pentágono e o Twitter alertaram que mais motins estão planejados em Washington para a posse do democrata.
“Estou triste por tomar esta medida, pois era minha intenção servir ao Departamento até o final desta administração”, escreveu Wolf em um comunicado, citando litígios em andamento que questionam a validade de sua nomeação. “Infelizmente, esta ação é justificada por eventos recentes, incluindo decisões judiciais em andamento e sem mérito sobre a validade de minha autoridade”, acrescentou ele, sugerindo que sua renúncia não está relacionada a eventos violentos no Congresso.
Wolf havia criticado Trump após o ataque ao Capitólio. Em um comunicado, ele descreveu os eventos como “trágicos e repugnantes”. “Imploro que o presidente e as autoridades eleitas condenem firmemente a violência [da quarta-feira passada]”. Na mesma carta, ele disse que permaneceria em seu cargo até 20 de janeiro para garantir que uma transição adequada fosse implementada com a equipe de Biden.
Wolf, que passou 14 meses à frente do Departamento de Segurança Interna, é o último secretário do Gabinete Trump a renunciar após os distúrbios. Betsy DeVos, que estava servindo como secretária de Educação, e Elaine Chao, como secretária de Transporte, também renunciaram.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.