_
_
_
_
_

Casa Real confirma que o rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, está nos Emirados Árabes Unidos

O Palácio de la Zarzuela, sede da monarquia espanhola, põe fim à incerteza sobre o paradeiro do rei emérito

Juan Carlos I, no Palácio de la Zarzuela em 9 de junho de 2014, durante seus últimos dias como monarca.
Juan Carlos I, no Palácio de la Zarzuela em 9 de junho de 2014, durante seus últimos dias como monarca.Andres Kudacki (AP)
Miguel González
Mais informações
Mohamed Bin Salman (MBS), de 32 anos, filho do rei Salman.
As intrigas palacianas do Oriente Médio que paralisam a região
El rey Juan Carlos en un entrenamiento de la flota 6mR hace dos años en Sanxenxo.
As últimas horas do rei emérito Juan Carlos antes de deixar a Espanha rumo ao desconhecido
Juan Carlos I was crowned on November 22, 1975, two days after Franco's death. Sofía's red dress was a sign that the times were about to change.
Abalado por escândalos, rei emérito Juan Carlos deu as costas ao próprio legado para a democracia espanhola

Nesta segunda-feira, a Casa Real pôs fim à incerteza sobre o paradeiro do rei emérito Juan Carlos I. Numa brevíssima nota via SMS, o Palácio de la Zarzuela (sede da monarquia) informou que Juan Carlos “indicou à Casa de Sua Majestade o Rei que comunicasse que, no dia 3 do presente mês de agosto, dirigiu-se aos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde permanece atualmente.”

O comunicado não especifica durante quanto tempo o pai do rei Felipe VI ficará no país do Golfo Pérsico, nem se este será seu destino definitivo, o que fontes próximas de Juan Carlos descartam. A nota deixa claro, no entanto, que foi decisão do rei emérito divulgar onde se encontra, tal como informou desde o começo a Casa do Rei, que alegou que cabia a Juan Carlos revelar sua localização ―se finalmente decidisse fazê-lo.

O fato de que o pai de Felipe VI tenha viajado incógnito, dando argumentos àqueles que o apresentavam como um fugitivo, havia gerado um crescente desconforto no Governo e na própria Casa do Rei, colocando em risco o objetivo da saída de Juan Carlos da Espanha: proteger a instituição do escândalo provocado pela investigação de suas contas em paraísos fiscais.

Juan Carlos I abandonou o Palácio de la Zarzuela no dia 2 e passou a noite com amigos em Sanxenxo (Pontevedra). No dia seguinte, tomou um jato privado que o buscou no aeroporto de Vigo e o levou a Abu Dhabi, capital dos Emirados, onde ainda permanece, segundo o comunicado da Casa do Rei.

O aluguel do avião que o transportou aos Emirados, um Global 6500 de matrícula 9H-VBIG da empresa TAG Aviation, custou cerca de 140.000 euros (910.000 reais), desembolsados não se sabem por quem, segundo o jornal ABC. O portal de notícias NIUS, da Mediaset, publicou uma foto em que Juan Carlos I aparece de máscara descendo as escadas de uma aeronave, supostamente no aeroporto AZI de Abu Dhabi, reservado aos voos de negócios.

O rei Juan Carlos mantém uma estreita amizade com o príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed Al-Nahyan, que poderia ser seu anfitrião. A última vez que visitou Abu Dhabi foi em novembro do ano passado, para assistir ao grande prêmio de Fórmula 1. Em 2011, Mohammed bin Rashid, xeque de Dubai, outro dos emirados que formam os EAU, deu-lhe de presente dois carros da marca Ferrari, que o então rei cedeu ao Patrimônio Nacional.

Os reis Felipe VI e Letizia encerraram nesta tarde em Ibiza sua visita às Ilhas Baleares e regressarão amanhã a Madri. A família real chegou no último dia 7 a Palma para iniciar suas breves férias, quando percorreu as ilhas de Mallorca, Menorca e Ibiza. Na última quarta-feira, o chefe de Estado recebeu em audiência o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_